Guarda Civil Municipal

Nesta quinta-feira, Campanha Pedala Resende estará na Itapuca

Campanhas conscientizam sobre segurança e respeito no trânsito

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Divisão de Educação para o Trânsito, da Superintendência de Transporte e Trânsito, realiza neste mês de agosto campanhas educativas voltadas para ciclistas, pedestres e motoristas. A primeira aconteceu em homenagem ao Dia dos Pais, na semana passada, e a próxima será a 6ª Campanha Pedala Resende, nesta quinta-feira, dia 13, das 15 às 16 horas, na Ciclovia da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Itapuca.

Haverá distribuição de folders da campanha, que busca incentivar a utilização de bicicleta como meio de transporte e conscientizar os ciclistas sobre a importância de seguir as regras de segurança para evitar acidentes. As campanhas de agosto estão contando com a participação dos adolescentes do projeto Guarda Aprendiz, da Fundação Confiar (Conselho Fundacional para Infância e Adolescência de Resende), além do apoio da Guarda Municipal.

- Antes de ir para a rua os adolescentes recebem instruções da nossa equipe sobre como abordar e orientar o público-alvo. Na campanha para o Dia dos Pais a atuação dos aprendizes foi muito boa e os motoristas aprovaram essa participação – comenta a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito, Cláudia Alvarenga.

No dia 20 de agosto acontecerá a Campanha “Faixa de Pedestre”, das 15 às 16 horas, na Avenida Coronel Mendes, próximo ao Supermercado Royal. Os pedestres serão abordados e orientados pela equipe sobre a importância de utilizar a faixa de pedestres.

A última será a Campanha “Ir e vir: direto de todos, em todos os lugares”, no dia 27 de agosto, que acontecerá na Rua Padre José Sandrup, próximo à Clínica Santa Cecília, das 15 às 16 horas. Os motoristas serão sensibilizados quanto ao direito de vagas que são demarcadas para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Capacitação – Além das campanhas, a Divisão de Educação para o Trânsito, em parceria com a Concessionária CCR NovaDutra, por meio do Programa Estrada para a Cidadania, promove nesta quarta-feira, dia 12, uma oficina para professores do 4º ano sobre Trânsito. A formação será no Centro Educacional de Trânsito Armando José da Silva, no Parque Tobogã, bairro Vila Julieta, das 8 às 11h30.

O Estrada para a Cidadania visa disseminar noções de segurança no trânsito e cidadania entre alunos. A NovaDutra oferece oficinas pedagógicas e materiais didáticos aos professores, para que possam trabalhar os temas em sala de aula.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO