10/03/2011

Atividades serão realizadas de 14 a 18 de março no bairro Paraíso

Campanha sobre uso consciente de energia elétrica reunirá mil estudantes

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Educação realizará nos próximos dias 14, 15, 16, 17 e 18 de março (segunda a sexta-feira da próxima semana), de 9 às 21h30m, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso, o projeto sócio-educativo “Consciência Ampla sobre rodas”.

Este é terceiro ano que o projeto é realizado em Resende, através de uma parceria da Prefeitura com a AMPLA, empresa concessionária do sistema de energia elétrica no Município, por meio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Durante os cinco dias de realização do projeto, uma carreta da AMPLA,  equipada com sala de aula e uma maquete educativa sobre a produção de energia elétrica, estará recebendo cerca de mil alunos e profissionais da educação de escolas municipais, além de moradores do bairro,  alunos de escolas estaduais e particulares.

Para a secretária municipal de Educação, Soraia Balieiro, a realização do programa no bairro Paraíso “vai de encontro à proposta da Prefeitura visando investir na formação dos estudantes enquanto cidadãos”.

Participarão desta etapa do projeto as escolas municipais  Surubi (Surubi), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Júlio Verne (Vila Vicentina), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Bairro Cabral (Cabral), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Moacir Coelho (Serrinha) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade da Alegria).

Os estudantes e os profissionais de ensino destas unidades vão participar de diversas atividades voltadas à conscientização sobre o consumo consciente da energia elétrica e a importância deste procedimento na preservação do meio ambiente.

Dentre as atividades programadas estão palestras sobre a produção de energia elétrica e consumo consciente; visitas a uma maquete mostrando todo o processo de fornecimento de energia elétrica, deste a produção nas usinas até a distribuição nas casas, além da distribuição de brindes (kits escolares) para alunos e de lâmpadas econômicas aos adultos mediante a apresentação de uma conta de luz.

Outra atividade marcada é o plantio de 30 mudas de árvores nativas da floresta atlântica (Aroeiras) com o auxílio de alunos.

Todos os visitantes da carreta que levarem a conta de luz participarão do concurso cultural “O que você faz para utilizar a energia de forma eficiente?”, e concorrerão a troca de sua geladeira velha por uma nova. Ao todo serão trocadas 90 geladeiras. A divulgação do resultado do concurso cultural será no dia 17de março (quinta-feira) e a troca das geladeiras será no dia 18 (sexta-feira) de março.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO