Superintendência de Transporte e Trânsito

08/05/2012

Campanha quer conscientizar mães no trânsito

Além de orientações, mães vão ganhar uma rosa

Campanha quer conscientizar mães no trânsito

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Divisão de Educação para o Trânsito (DET), órgão vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, realiza nesta quinta-feira, dia 10, uma campanha educativa voltada para a conscientização das mulheres no trânsito, aproveitando a proximidade do Dia das Mães. Com o tema "Mamãe no volante: um exemplo em defesa da vida", a campanha tem como objetivo orientar todo o público feminino sobre a importância do respeito à sinalização e às leis de trânsito, além de prestar uma homenagem às mães. Durante a campanha serão distribuídas filipetas educativas e rosas às mulheres. O trabalho será feito das 14 às 16 horas, na Rua Gulhot Rodrigues (via que corta o Calçadão), em Campos Elíseos.

De acordo com a DET, a rua Gulhot Rodrigues foi escolhida por ser uma das mais movimentadas do bairro Campos Elíseos. A campanha, que contará com o apoio da Guarda Municipal, trará dicas sobre o comportamento no trânsito como: manter uma distância segura do veículo da frente; respeitar o limite de velocidade e a sinalização; usar o cinto de segurança e nunca falar ao celular enquanto dirige, entre várias outras orientações que podem ajudar a evitar acidentes.

A DET realiza ações educativas durante todo o ano e a campanha do Dia das Mães faz parte do calendário que é desenvolvido também em outras datas comemorativas como Carnaval, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, e ainda no período em que os estudantes estão retornando às aulas após as férias escolares, além da Semana do Trânsito, comemorada em setembro. O objetivo do trabalho é conscientizar os motoristas sobre o respeito às leis de trânsito, mudar comportamentos inadequados que podem provocar acidentes, e mostrar que o trânsito é feito por todos: motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres e que todos devem tomar atitudes responsáveis.

As campanhas também são levadas às escolas, desde a creche até o Ensino Médio, com o objetivo de educar futuros motoristas. Para cada público é utilizada uma linguagem de acordo com a faixa etária dos alunos. No caso das crianças de creche, por exemplo, os educadores utilizam vídeos, teatro e ainda fazem uma simulação de trânsito com placas, semáforos e outros materiais. Já em parceria com a Peugeot, a DET promove campanhas em escolas no período noturno. Nesses casos são realizadas palestras por engenheiros da empresa sobre direção defensiva, já que muitos estudantes já são condutores.

Palavras chaves: CONSCIENTIZAÇÃO