20/03/2012

Dia Mundial da Água será comemorado nesta quinta-feira

Campanha pela preservação da água chega ao calçadão da Avenida Nova Resende

Crédito: Divulgação - AMAR/PMR

Prossegue nesta quarta-feira, dia 21, a programação organizada pela Prefeitura, via AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), com o objetivo de comemorar a Semana da Água. De 9 às 12 horas, agentes do CREAR (Centro de Referência em Educação Ambiental do Município), instituição ligada à AMAR, estarão no calçadão da Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, quando vão distribuir aos motoristas folhetos informativos e sacolas plásticas de lixo próprias para a utilização em carros.

Este trabalho dos agentes faz parte da Blitz da Água, que vem sendo realizada desde ontem, 19 de março. O primeiro bairro beneficiado foi a Cidade Alegria (foto), onde a campanha educativa aconteceu na Avenida das Mangueiras, uma das vias mais movimentadas do sistema viário do bairro. Já na manhã desta terça-feira, 20, a ação ocorreu no Paraíso, mais precisamente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

- Com a distribuição deste modelo de sacola estamos realizando uma iniciativa importante para diminuir o lançamento de lixo nas vias públicas e a conseqüente poluição dos mananciais que passam pela cidade. Através dos folhetos informativos, esperamos reforçar o trabalho de conscientização junto às pessoas no sentido de que elas, por meio da realização de gestos simples no dia a dia, podem, e devem ajudar na conservação das riquezas naturais do nosso município - declarou o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, lembrando que a Blitz no Trânsito conta com o apoio da Guarda Municipal.

Estudantes da rede municipal de ensino também estão sendo engajados na campanha pela preservação dos recursos hídricos da cidade. Nesta quinta-feira, dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, um grupo de alunos vai conhecer a Cachoeira da Fumaça, um dos atrativos turísticos e ambientais de Resende mais conhecidos do interior fluminense. Localizada a cerca de 32 quilômetros do centro urbano da cidade, a cachoeira tem corredeira com 200 metros de extensão e fica numa região com trechos extensos de matas preservadas, além de nascentes e riachos com águas claras e límpidas.

CONTRA O DESPERDÍCIO - Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água tem, entre outros objetivos, conscientizar a população sobre a utilização racional Da água, que tem uma importância primordial para a vida do planeja e a sobrevivência do ser humano. A AMAR lembra que cerca de três quartos da superfície do planeta são cobertos pela água, enquanto o peso corporal de uma pessoa é composto por pelo menos 70 por cento do líquido.

Entre as medidas rotineiras que a população pode adotar visando evitar o desperdício de água estão os seguintes: escovar os dentes com a torneira fechada, abrindo o equipamento apenas no momento de enxaguar a boca; adotar o mesmo procedimento na hora de lavar louças, pois a torneira neste caso só deve ser aberta durante o processo de retirada do sabão ou detergente; e optar pela utilização de balde no lugar da mangueira para lavar automóveis, o que pode representar uma economia de aproximadamente 500 litros de água.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL