Resende

17° Min28º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

19/12/2022

CAMPANHA EM RESENDE PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE GESTOS SOLIDÁRIOS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 

“Dê Oportunidade, Mostre o Caminho” acontecerá nesta quarta-feira entre 9h e 11h no Calçadão de Campos Elíseos

CAMPANHA EM RESENDE PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE GESTOS SOLIDÁRIOS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende realiza nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, mais uma edição da campanha “Dê Oportunidade, Mostre o Caminho”, que tem a proposta de combater a desigualdade com políticas públicas de qualidade. A atividade acontece por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. 

A campanha acontecerá entre 9h e 11h no Calçadão do bairro Campos Elíseos, na Rua Albino de Almeida. 

De acordo com o Seas, o ato de dar esmola pode parecer um gesto solidário, mas a prática é meramente assistencialista e não promove a autonomia do cidadão. Por isso, a campanha traz orientações para que as pessoas encaminhem aqueles que precisam de ajuda para os serviços oferecidos pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Estes serviços oferecidos pela administração municipal atuam na reinserção social e na garantia de direitos, devolvendo aos cidadãos autoestima, respeito, dignidade e cidadania. 

- O objetivo desta campanha é mostrar à população que existem diferentes maneiras de ajudar as pessoas em situação de rua sem oferecer dinheiro a elas. É importante que tenhamos uma sociedade alinhada com os serviços prestados pela gestão municipal, que são dos mais variados atendimentos, indo desde crianças até idosos. Além das campanhas que acontecem periodicamente, o atendimento dos departamentos da pasta - explicou Jacqueline Primo, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Em Resende, os cidadãos podem procurar diferentes setores para a reinserção social, promovendo condições dignas aos seres humanos. Confira abaixo cada setor e suas respectivas ações: 

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Destinado às pessoas que utilizam as ruas como moradia e/ou sobrevivência para estimular o convívio em grupo, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. 
Telefone: (24) 3360-9739

Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas)
Trabalho de busca ativa para identificar a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outros. As atividades buscam atender as necessidades imediatas dessas pessoas e promover a inserção em serviços socioassistenciais e demais políticas públicas. 
Telefone: (24) 3360-9939

Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) 
Atividades destinadas ao apoio, orientação e acompanhamento às famílias com membros em situação de ameaça ou violação dos direitos como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e população de rua. As equipes atuam na promoção de direitos, além da preservação e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais. 
Telefone (24) 3360-9516 e (24) 3360-9775

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
Garante os direitos da criança e adolescentes retirados da prática do trabalho infantil, tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Telefone (24) 3355-8693

Acolhimento Institucional para População em Situação de Rua 
O serviço oferecido por este departamento tem a finalidade de acolher com pernoite, de maneira planejada, famílias e indivíduos em situação de rua ou que estão de passagem com risco social e vulnerabilidade. 
Telefone: (24) 3381-8672

Palavras chaves: Dê Oportunidade, Mostre O Caminho
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados