25/05/2012

Campanha de Vacinação contra Gripe continua em todos os postos de saúde

Idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos devem se vacinar

Campanha de Vacinação contra Gripe continua em todos os postos de saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continua em todas as unidades de saúde do município até o dia 1° de junho. Inicialmente marcada para terminar em 25 de maio, a campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. Até quinta-feira passada (dia 24), mais de 11 mil pessoas já haviam sido imunizadas no município, o que representa cerca de 59% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos, grávidas, crianças com idade  entre seis meses e dois anos, e profissionais  que atuam na área da Saúde.

Além dos postos de saúde, uma equipe do Serviço de Imunização da Secretaria de Saúde percorreu locais de difícil acesso da zona rural do município para garantir que essa comunidade também se vacine. Pacientes acamados que ainda não se beneficiaram com a Campanha também podem agendar uma visita da equipe volante, pelo telefone 3381-4830.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta da campanha é vacinar, pelo menos, 80% do público-alvo, correspondente a cerca de 19 mil pessoas no município. No ano passado, Resende atingiu aproximadamente, 85% de cobertura.

A coordenadora do Programa de Imunização do Município, Dalva Regina Lomeu, ressalta que pais e responsáveis devem ficar atentos já que as crianças de seis meses a dois anos de idade devem receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias. Por isso, ela alerta que é importante levar a caderneta de vacinação, no momento da aplicação.

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da Campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe). Ainda de acordo com o Ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da gripe. A vacina protege contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país.

LOCAIS DE VACINAÇÃO - As doses de vacinas são aplicadas em todas as unidades de saúde de Resende nos seguintes bairros: Manejo, Cidade Alegria, Centro Municipal de Imunização (Posto Resende), Jardim Primavera, Jardim Alegria/Beira Rio, Baixada da Olaria, Itapuca, Novo Surubi, Surubi, Vicentina, Fazenda da Barra I, II e III, São Caetano, Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além da zona rural, Jacuba, Rio Preto, Pedra Selada, Fumaça, Capelinha, Serrinha e Mauá.

Palavras chaves: SAÚDE