15/07/2019
CAMPANHA DE PREVENTIVOS 2019 DIVULGA SALDO DE EXAMES DESTE SÁBADO, DIA 13
Mutirão aconteceu em 13 postos de saúde, onde público feminino foi atendido de 8h às 16h
Crédito: Gleisiane Carvalho
A campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama deste ano, realizada pela Prefeitura de Resende, teve saldo positivo no mutirão deste sábado, dia 13. A sétima etapa do mutirão foi promovida entre 8h e 16h, em 13 postos de saúde. Nesta edição, foram feitos 125 exames preventivos e 24 solicitações de mamografias.
Nas seis etapas anteriores em 2019, foram contabilizados 1.603 exames preventivos. Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município.
A mobilização pela saúde feminina visa ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, proporcionando atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, reforçou que o público-alvo da campanha é formado por mulheres entre 25 e 64 anos de idade, com foco naquelas que possuem vida sexual ativa.
— O papanicolau é um procedimento com base em uma análise citopatológica, que viabiliza o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O teste físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma do mutirão. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, depois do rastreamento. Vale frisar que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. O câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras e seu diagnóstico precoce aumenta a chance de cura - destacou.
Os mutirões estão previstos para ocorrer no intervalo de 15 dias. Neste sábado, a campanha aconteceu nas seguintes unidades: Clínica da Família; Policlínica do Manejo; Unidade Básica de Saúde - UBS Cidade Alegria; e Unidades de Saúde da Família – USFs Baixada da Olaria, Barra III, Vicentina/Santo Amaro, Morro do Cruzeiro/Castelo Branco, Engenheiro Passos, Liberdade, Itapuca, Jardim Primavera, Cidade Alegria e Nova Alegria.
Os exames são realizados no ato do comparecimento. Durante a campanha, para a interessada ser beneficiada, basta ser residente em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.
CONFIRA AS AÇÕES
Na sexta edição, no dia 29 de junho, o saldo foi de 155 preventivos e 36 solicitações para o exame de mamografia em 15 unidades de saúde. Na quinta etapa, no dia 15 de junho, foram realizados 216 preventivos e 44 solicitações de mamografia em 16 postos. Na quarta, 25 de maio, foram contabilizados 354 preventivos e 71 solicitações de mamografias em 22 postos. A terceira etapa da campanha 2019 – realizada em 19 unidades de saúde, no dia 13 de abril – contabilizou 222 exames preventivos e 58 solicitações de mamografia. Na segunda fase desta edição – que ocorreu em 15 postos de saúde, no dia 30 de março, foram registrados 304 exames preventivos, que resultaram em 56 solicitações de mamografia e três encaminhamentos para a especialidade de ginecologia. Já na primeira edição, no dia 16 de março, foram concluídos 352 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos, em outras 15 unidades escaladas
Palavras chaves: Preventivos