07/02/2012

Campanha de Desarmamento em Resende: armas deverão ser levadas descarregadas e com a munição embalada

Recolhimento acontece neste sábado em Campos Elíseos

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Ordem Pública, confirmou para este sábado, dia 11, entre 9 e 14 horas, a realização da terceira Campanha de Desarmamento no Município em menos de três meses. Desta vez, a campanha acontece no calçadão da Avenida Albino de Almeida, onde será feito o recolhimento voluntário de armas de fogo. - Esta iniciativa é de grande importância para os moradores de Resende. Antes das campanhas de desarmamento na cidade, as pessoas interessadas em entregar armas às autoridades precisavam se deslocar até a delegacia regional da Polícia Federal em Volta Redonda. Agora, graças a esta iniciativa conjunta da Prefeitura com a Polícia Federal, o recolhimento pode ser feito na própria cidade de Resende, o que certamente diminui os riscos da arma ser furtada ou roubada durante o trajeto até Volta Redonda - avalia o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos. Qualquer tipo de arma de fogo poderá ser entregue no estande que vai ser montado no calçadão especialmente para a campanha deste sábado no calçadão. A campanha prevê o anonimato dos proprietários das armas. No ato da entrega, os que desejarem receber indenização vão receber um protocolo para cadastrar uma senha em qualquer agência do Banco do Brasil. Dependendo do calibre da arma, a pessoa terá direito a uma indenização cujos valores variam de R$ 100,00 a R$ 300,00, conforme a arma. - Solicitamos que a arma seja levada ao calçadão descarregada e com a munição embalada. Todo o material será inutilizado na hora, através de uma prensa da Polícia Federal – destaca José Antônio, que na noite de ontem, segunda-feira, dia 06, participou da abertura do curso de prevenção contra drogas, oferecido pela Prefeitura para moradores de Engenheiro Passos. Nas duas edições da Campanha de Desarmamento realizadas em Resende entre novembro e dezembro do ano passado, foram recolhidas 23 armas de fogo. A primeira campanha (foto), realizada durante a edição do Programa Resende Saudável Itinerante, no bairro Surubi Velho, arrecadou quatro revólveres calibre 38, três revólveres calibre 22, dois revólveres calibre 32, uma pistola calibre 6.35, uma espingarda calibre 32 e uma garrucha calibre 22. Já no evento Ação Global, promovido semanas depois no Parque das Águas pelo SESI (Serviço Social de Indústria), em parceria com a Prefeitura, os moradores entregaram dois revólveres calibre 32, uma pistola calibre 6.35, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 28. - Muitas pessoas podem ter armas guardadas em casa, que pertenceram a algum familiar, e não sabem o que fazer com elas. Uma arma guardada na residência representa riscos à própria família. Isso sem contar a possibilidade de ela ser furtada ou roubada por bandidos. Por isso, reafirmamos o chamado para a participação neste ação de entrega voluntária – diz o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, destacando que a ação é aberta para qualquer morador dos quatro municípios da Região da Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis). PROMOÇÃO DA PAZ – Em 1997, surgiram os primeiros movimentos pró-desarmamento no Brasil e o controle de armas de fogo começou a entrar na pauta nacional de prioridades. O assunto foi reforçado a partir de 2004, quando a campanha do desarmamento passou a ser considerada uma ação de segurança pública do país. Nos últimos sete anos, cerca de 570 mil armas já foram retiradas de circulação no território brasileiro graças à realização de campanhas de desarmamentos, cuja promoção no país foi considerada uma das melhores estratégias de promoção da paz pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Palavras chaves: PROMOÇÃO DA PAZ