Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

05/12/2018

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COLETA SELETIVA JÁ ALCANÇOU QUASE 16 MIL IMÓVEIS

Ação visa reforçar a importância da colaboração da população no processo de separação do lixo

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE  COLETA SELETIVA JÁ ALCANÇOU QUASE 16 MIL IMÓVEIS

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) vai encerrar nesta sexta-feira, dia 7, a campanha porta a porta, que visa reforçar a importância da participação da população no processo de coleta seletiva, que será ampliada no primeiro semestre de 2018, passando a atender mais cinco bairros do município. A iniciativa, que está sendo realizada desde o início de outubro em parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), deverá contemplar, no total, cerca de 18 mil imóveis.

De acordo com os organizadores da campanha, a ação, que terá continuidade no início do próximo ano, quando serão visitados os pontos onde a coleta será implantada em 2019, vai atingir, em sua totalidade, 30 bairros e mais três condomínios. Até agora, os técnicos da AMAR já conseguiram visitar 23 locais e cerca de 15.500 imóveis, onde distribuíram folhetos explicativos falando da importância da separação dos materiais recicláveis, além de entregarem para os moradores um calendário com o dia e o período em que a coleta é realizada naquela região.

A iniciativa, segundo o presidente da AMAR, Wilson Moura, visa difundir o conceito da coleta seletiva, que precisa começar dentro de casa.

- Nossa atuação nos bairros está sendo muito produtiva e os moradores estão recebendo muito bem a nossa equipe, que apesar de pequena, está conseguindo conscientizar a população do importante papel que ela desempenha no processo de realização da coleta seletiva, já que sem a separação dos resíduos, que é feita em casa, não há reciclagem. Quando cada um faz a sua parte, todo o processo fica mais fácil, especialmente o trabalho dos catadores, que vivem desta renda – salienta o presidente, lembrando que o processo também ajuda a preservar o meio ambiente, já que elimina o descarte incorreto na natureza.

Ainda segundo Moura, a realização da campanha foi possível graças a parceria firmada com a ABIHPEC, que forneceu todo material impresso, ímãs de geladeira e camisas para identificar os integrantes da ação. Além disso, a empresa de embalagens também disponibilizou um veículo para transportar a equipe, o que facilitou a locomoção entre um bairro e outro. Nessa semana, os bairros visitados são a Casa da Lua, os Condomínios Limeira, Limeirinha e Alphaville, além do bairro Comercial.

Palavras chaves: Coleta Seletiva