Resende

21° Min30º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

23/01/2024

CAMPANHA DE CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA ULTRAPASSA 50 CANDIDATOS

Iniciativa visa aumentar as chances de cura para pacientes, especialmente crianças e jovens, que lutam contra a leucemia

CAMPANHA DE CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA ULTRAPASSA 50 CANDIDATOS

Crédito: Raimundo Brasil

Com a participação ativa da comunidade, a campanha de cadastro para doadores de medula óssea celebra um marco significativo, ultrapassando a barreira dos 50 cadastros — são agora 53 voluntários dispostos a dar um presente de esperança e vida. 

A doação pode ser realizada de duas formas: através da coleta de sangue periférico, como se fosse uma doação de sangue comum, todavia o doador vai tomar uma medicação 5 dias antes da doação, precedida por um tratamento que estimula a medula óssea; ou por punção dos ossos da bacia, um procedimento seguro e sem cortes, realizado sob anestesia. 

- Explicamos aos doadores que a experiência é comparável a receber uma injeção, com a diferença de que há necessidade de um breve período de internação. Esses procedimentos são cruciais e adaptados às necessidades dos receptores, sempre considerando o conforto e a segurança dos doadores - disse a coordenadora do Hemonúcleo, Antônia Luciana Pereira de Souza. 

Para ser um doador, os cadastros podem ser feitos de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 15h, no Núcleo de Hemoterapia de Resende, que fica anexo ao Hospital de Emergência. A iniciativa tem como requisitos doadores entre 18 e 35 anos, boa saúde geral e nunca ter tido câncer.

A campanha, além de enfatizar a importância do cadastro, busca desmistificar o processo de doação, mostrando que ele é seguro e fundamental para salvar vidas. Com esse progresso significativo, a esperança é que mais voluntários se juntem à causa, aumentando as chances de compatibilidade e sucesso nos tratamentos. A campanha segue aberta, convidando todos que atendam aos requisitos a se cadastrarem.

- Todos os cadastros trazem esperança a pacientes que enfrentam graves desafios de saúde. O transplante de medula óssea pode renovar não apenas a vida do paciente, mas transformar a realidade de toda a sua família - finalizou o secretário de Saúde, Jayme Neto.
 

Palavras chaves: Campanha De Cadastro; Doação De Medula Óssea
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados