14/05/2010

Parceria da Prefeitura com Estado garante Estação de Tratamento em Mauá

Cadastramento definirá ações na área de saneamento para a Zona Rural

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A Diretoria de Saneamento da Zona Rural, instituição vinculada à Secretaria Municipal de Obras, está cadastrando toda a população da área rural (foto). O trabalho tem como objetivo levantar dados atuais sobre os moradores e suas necessidades principais no setor de saneamento básico. Estão sendo visitados as comunidades da Capelinha, Serrinha do Alambari, Visconde de Mauá, Lote 10, Campo Alegre, Rio Preto, Jacuba, Fumaça, Vargem Grande e Pedra Selada. De acordo com o diretor de saneamento da zona rural da Prefeitura, Marco Correa da Silva, com o levantamento, serão definidos projetos emergenciais, para serem implantados ainda este ano, além de programar projetos e programas a médio e longo prazo. O processo de concessão do sistema de saneamento básico em Resende, ocorrido no governo passado, prevê a prestação dos serviços de água e esgoto para os moradores de área urbana. No caso das comunidades rurais, o setor ficou sob a coordenação da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Obras. - Este cadastro na Zona Rural nos mostrará as reais necessidades do sistema de água e esgoto nesta região do Município, apontando ainda o número exato de moradores e casas atendidas, o que nos vai permitir realizar um atendimento pontual, para podermos oferecer um serviço de excelência aos moradores - explica. Segundo Marco Corrêa, com a melhoria no sistema de saneamento da Zona Rural, todo município será beneficiado, porque as ações implantadas poderão representar um aumento dos recursos repassados ao Município pelo Governo Federal e o Governo do Estado, entre eles as verbas provenientes do ICMS Verde e os valores destinados à Saúde. - Entre as ações imediatas já está prevista a reforma do sistema de tratamento de água dos distritos de Visconde de Mauá, do Lote 10 e de Vargem Grande, o que vai possibilitar o aumento da capacidade dos reservatórios e a melhoria no sistema de cloração - afirma. Segundo o diretor, outra ação a ser desenvolvida é a melhora no sistema de tratamento de esgoto dos distritos de Capelinha e Fumaça, que vai atender a mais de 90 por cento dos imóveis dessas localidades, além do início das operações da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mauá. No caso das obras de saneamento em andamento na região de Mauá, elas estão sendo feitas através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. - Além disso, já identificamos a necessidade de troca do reservatório de água do Campo Alegre, a reforma do sistema de distribuição de água da Serrinha, o desassoreamento da captação do Lote 10, a troca dos elementos filtrantes de Fumaça e Capelinha, e o início da aplicação de hipoclorito de cálcio nos sistemas que hoje só contam com filtragem – complementou Marcos Correa.
Palavras chaves: OBRAS E SERVIÇOS