15/12/2009

Caçambas de lixo: Prefeitura anuncia medidas para evitar acidentes

Equipamentos deverão ter faixa de sinalização

Caçambas de lixo: Prefeitura anuncia medidas para evitar acidentes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

As caçambas de empresas particulares destinadas à coleta de lixo nas vias urbanas deverão ser sinalizadas por uma faixa pintada com tinta fotoluminescente. Ao anunciar esta medida na manhã de hoje, terça-feira, dia 15, o diretor de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos (Ed Murph), disse que ela tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes no período noturno. A sinalização das caçambas foi solicitada ao prefeito José Rechuan (DEM) pela própria Diretoria de Ordem Pública, através do memorando 0200/2009. Os proprietários das caçambas terão 30 dias para se adequarem à nova norma. Caso isso não ocorra no prazo estipulado, eles estarão sujeitos ao cancelamento dos seus respectivos alvarás de licença até cumprirem esta regra. - A Diretoria de Ordem Pública entende que, com a implantação desta medida, um passo importante está sendo percorrido visando diminuir os riscos de acidentes. Embora não tenhamos um levantamento registrando colisões provocadas por caçambas colocadas nas ruas e avenidas da cidade, estamos convencidos de que a sinalização vai representar uma medida preventiva de fundamental importância – disse Ed Murph. Segundo a norma assinada pelo prefeito, as faixas de sinalização deverão contornar a caçamba com uma largura mínima de 15 centímetros em toda a sua extensão. Após serem notificados pela Prefeitura, os proprietários poderão apresentar uma justificativa junto ao setor de fiscalização do Município, antes de terem o seu alvará cancelado. Independente da justificativa, a medida vai ter que ser cumprida visando garantir a segurança de motoristas e pedestres nas vias públicas. - O que nos motivou a solicitar esta norma ao prefeito municipal foi o número significativo de reclamações passadas à Diretoria de Ordem Pública por motoristas, que alegavam riscos de acidentes devido ao fato de as caçambas normalmente ficarem nas calçadas, mas bem próximas das vias de circulação de veículos. O nosso entendimento é o de que, com a chegada do período das chuvas, a possibilidade de ocorrência de acidentes se torna ainda maior – complementou Ed Murph.
Palavras chaves: SEGURANÇA