20/01/2012

Em menos de 15 dias, sistema registrou dois flagrantes

Câmera de Vigilância flagra homem jogando lixo na Alvorada

Crédito: Divulgação - ACOM / PMR

Pela segunda vez em menos de duas semanas, o sistema de monitoramento por câmeras de vigilância da Prefeitura contribuiu para a manutenção da ordem pública no Município. A câmera instalada no Parque Tobogã (Vila Julieta) flagrou esta semana um homem retirando o lixo de uma carroça e despejando o material em um terreno localizado na esquina das ruas José Fernando Tostes Villela Leandro e Minas Gerais, no bairro Alvorada. Toda a ação foi observada pelos agentes de plantão na sala de monitoramento, que acionaram rapidamente os fiscais da Divisão de Posturas da Prefeitura. Os fiscais conseguiram interceptar o homem ainda no local. Coordenada pela Superintendência Municipal de Ordem Pública, o sistema de monitoramento com câmeras faz parte da política de ação integrada entre a Prefeitura e as instituições de segurança do Governo do Estado (Polícia Civil e Polícia Militar, principalmente). Atualmente, 25 câmeras se encontram instaladas em várias regiões da cidade. A câmera do Parque Tobogã começou a funcionar há cerca de um mês. Segundo o chefe da Fiscalização de Postura do Município, Marcos Geraldo dos Santos, por ter sido flagrado ainda no local, o carroceiro não foi multado, mas por determinação dos fiscais teve que retirar todo o lixo que havia jogado no terreno. Caso não fosse encontrado naquele momento e posteriormente identificado, o carroceiro seria punido com a aplicação de multa, cujo valor poderia chegar a R$ 1.400,00. O carroceiro flagrado pela câmera foi encontrado pela equipe de fiscais em frente ao Parque Tobogã. Quanto ao proprietário do terreno no qual o lixo havia sido depositado, ele será notificado para cercar a área. Implantado em novembro de 2010 pela Prefeitura, com recursos próprios do Município, o sistema de monitoramento tem auxiliado a administração municipal na garantia da ordem pública, principalmente em ações relacionadas ao cumprimento da legislação de posturas e no controle do trânsito da cidade. Mas por três vezes, o sistema contribuiu para o trabalho da Polícia no combate ao tráfico de drogas e furto de veículos. A partir de imagens captadas pelas câmeras de vigilância, a Polícia Militar prendeu cinco pessoas que comercializavam drogas no Paraíso e na Nova Liberdade, além de ter recuperado uma motocicleta furtada no Paraíso. E no ano passado, um homem já tinha sido flagrado jogando lixo numa via pública próximo ao Acesso Oeste. As imagens gravadas pela sala de monitoramento, onde um guarda municipal e um policial militar ficam de plantão 24 horas por dia, permanecem armazenadas no arquivo por vinte dias. O superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, entende que “a ação integrada entre as instituições de segurança tem proporcionado mais tranqüilidade aos moradores de Resende”. - O flagrante do lixo jogado em um terreno da região do Manejo esta semana revelou mais uma vez o quanto as câmeras de vigilância têm ajudado as autoridades na prevenção e no combate aos casos de desrespeito de ordem pública. As imagens registradas pelo sistema de monitoramento reforçaram todo o trabalho da Prefeitura realizado com o objetivo de manter as vias públicas limpas e livres de focos do mosquito transmissor da dengue – afirmou o superintendente.
Palavras chaves: MONITORAMENTO DA PREFEITURA