30/03/2009

Botafogo é o campeão do Desafio de Remo do Município

Prova atraiu público de aproximadamente 600 pessoas

Botafogo é o campeão do Desafio de Remo do Município

Realizado neste domingo, dia 29 de março, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho próximo à Ponte Velha, o Iª Desafio de Remo do Município empolgou atletas, dirigentes e o público de mais de 600 pessoas que compareceram ao local. O evento, que foi promovido pela Prefeitura, através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), também contou com a presença de aproximadamente 300 crianças da rede municipal de ensino. Acompanhado da primeira dama da cidade, Ana Paula, o prefeito José Rechuan (DEM) compareceu à competição, que contou também com as presenças de secretários municipais e outras autoridades do Poder Executivo de Resende.

As oito provas aconteceram entre 10 e 13 horas, premiando 75 atletas dos quatro clubes participantes: Botafogo, Vasco, Guanabara e Loureiro, os quais receberam medalhas (35 de ouro, 34 de prata e 6 de bronze). O troféu de campeão ficou com o Botafogo por ter conquistado o maior número de medalhas. Durante o evento, também houve sorteio de brindes ao público, entre eles camisas, toalhas, bandeiras e sandálias com a escuderia dos clubes participantes, além de atividades paralelas para as crianças, como pintura facial, castelinho pula-pula, cama elástica e bola-mania, fotografias oferecidas ao público, dentro do barco de remo (foto animada) e a participação da Banda de Música de Visconde de Mauá.

– Pretendemos estimular o remo como modalidade esportiva em Resende, pois acreditamos na importância desta iniciativa para a inclusão social das nossas crianças, adolescentes e jovens – salientou o Prefeito.

O representante da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, Mauro de Oliveira, mostrou-se otimista com o potencial oferecido pelo Rio Paraíba para prática do Remo. Segundo ele, “a avaliação foi a melhor possível, porque dificilmente se encontra uma água tão espelhada quanto à do Paraíba do Sul, principalmente no trecho de Resende”. Mauro disse ainda que os atletas já anseiam pela realização de etapas do Campeonato Estadual de Remo na cidade.

– Estivemos aqui em janeiro, quando a Prefeitura organizou uma prova de remo durante a colônia de férias dos alunos das escolas municipais. Naquela oportunidade, eles tiveram contato com esta modalidade esportiva – lembrou Mauro.

Já o campeão brasileiro da categoria peso Leve, Rafael Valente, da equipe do Botafogo, elogiou a iniciativa da Prefeitura em “ampliar os horizontes do esporte, trazendo o Remo para o Município”.

O Iº Desafio de Remo teve o apoio das seguintes instituições: Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro, AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e Corpo de Bombeiros, além das empresas Academia Shape Way, Hotel Castel Plaza, NutriPlus e NutriSaúde.

Palavras chaves: ESPORTE