Resende

14° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

27/10/2010

Bombeiros realizam treinamento para auxiliar Município no combate à dengue

Aulas estão sendo ministradas no Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura

Bombeiros realizam treinamento para auxiliar Município no combate à dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

        O trabalho de combate à dengue em Resende vai ganhar o reforço do Corpo de Bombeiros, através do apoio oferecido pelo Governo do Estado aos municípios e prontamente aceito pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

       Os agentes do Corpo de Bombeiros de Resende, além de agentes das unidades de Rio das Flores e de Valença, estão passando por um treinamento (foto), ministrado por supervisores técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, nas dependências do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que se localiza na Vila Vicentina.

        O treinamento teve início nesta segunda-feira, dia 25, e segue até sexta-feira, dia 29. No dia 08 de novembro, ele será retomado no mesmo local, quando vão ser realizados mais cinco dias de aula.

     De acordo com um dos instrutores, Paulo José Monteiro, durante o curso os agentes estão aprendendo as normas técnicas para o controle da doença.

      Ainda segundo ele, o objetivo da iniciativa é que os bombeiros possam atuar levando informações e conscientização aos moradores, ajudando a comunidade a evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença, e formando uma força-tarefa para atuar durante todo o verão.

        O coordenador do CCZ da Prefeitura de Resende, Márcio Luciano Mendes, explicou que o Município terá o auxílio de 80 bombeiros nas visitas domiciliares.

       A previsão é de que eles já comecem a atuar na próxima semana, reforçando o trabalho que vem sendo realizado por 65 agentes sanitários da cidade.

        - O índice de infestação do mosquito foi baixo esse ano, tendo ficado abaixo de 0,5 por cento. O Ministério da Saúde considera alto um índice de um por cento. Neste ano, estamos realizando o trabalho de prevenção em todos os imóveis, mas daremos uma atenção especial para as residências cujos moradores se recusam a receber os agentes, reforçando, entre outros procedimentos, o trabalho de conscientização – salientou Márcio, lembrando que Resende teve apenas um caso confirmado da doença em 2010.
Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados