28/02/2011

Bloco Carnaval Saudável desfila nesta sexta-feira no calçadão

Servidores vão orientar cidadão sobre prevenção na saúde e no trânsito

Bloco Carnaval Saudável desfila nesta sexta-feira no calçadão

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A DET (Divisão de Educação para o Trânsito) e o Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde realizam uma ação educativa em conjunto nesta sexta-feira, dia 04, véspera do carnaval, no calçadão de Campos Elíseos.

Através da apresentação do Bloco Carnaval Saudável, a Prefeitura destacará a importância da prevenção contra doenças, entre elas a dengue e as doenças sexualmente transmissíveis, além de conscientizar os motoristas sobre o perigo de misturar bebida alcoólica com direção de veículos. O bloco vai percorrer toda a extensão do calçadão, a partir de 9 horas.

O evento contará com a participação da Superintendência Especial de Eventos e Integração, por meio dos idosos cadastrados no Programa Terceira Idade Ativa.

Pela Secretaria Municipal de Saúde participarão também pacientes e profissionais do Programa Saúde Mental, que inclui, entre outros serviços, o Centro de Atenção Psicossocial Casa Aberta, o CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool/outras drogas) e o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil).

Durante a apresentação do Bloco Carnaval Saudável, a Divisão de Educação para o Trânsito vai distribuir folhetos informativos e abanadores (leques) reforçando junto aos motoristas os cuidados que devem se tomados para diminuir os riscos de acidentes.

Com o tema “Folião que bebe não dirige”, os agentes da DET ressaltarão mais uma vez os riscos causados pelos motoristas que conduzem veículos sob o efeito de bebidas alcoólicas.

Segundo a coordenadora desta Divisão, Maria Alzira Lamim, a campanha desta sexta-feira no calçadão representa também mais uma ação integrada entre as secretarias e departamentos da Prefeitura.

No caso da apresentação do Bloco Carnaval Saudável, “o evento tem como objetivo criar condições para que a cidade tenha um carnaval seguro e saudável”.

- Nosso objetivo é ampliar a conscientização das pessoas, aproveitando o grande número de pessoas nos eventos populares promovidos pela Prefeitura. Esse ano, contaremos com o apoio importante da Polícia Rodoviária Federal, que montará um estande no calçadão para orientar os motoristas sobre a utilização do cinto de segurança e os limites de velocidade - frisou a coordenadora.

SAÚDE - No caso das ações de prevenção na área da saúde pública, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde vão orientar os cidadãos a respeito dos cuidados contra a dengue, principalmente na época das chuvas, quando o volume de água costuma ser maior.

Com relação à prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, além de folhetos informativos, as pessoas que passarem pelo calçadão vão receber também preservativos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, destaca que os preservativos serão distribuídos ainda de sábado a terça-feira de carnaval, no Parque de Exposições, local de realização dos bailes carnavalescos.

A distribuição de materiais informativos e preservativos contará com o auxílio dos idosos do Programa Terceira Idade Ativa.

Palavras chaves: CAMPANHA EDUCATIVA