18/09/2012

Bibliotecas de Resende recebem novos livros

Renovação dos acervos faz parte de projeto de revitalização das bibliotecas

Bibliotecas de Resende recebem novos livros

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta semana, 1.788 novos títulos estão sendo incorporados aos acervos de três bibliotecas mantidas pelo município de Resende. Na relação, estão publicações de romances, literaturas infantil e infanto- juvenil e livros técnicos.

Os novos livros foram adquiridos com recursos federais, através do Programa Livros a Baixos Preços, da Fundação Biblioteca Nacional, que oferece excelentes títulos com o custo de até R$ 10,00.

A renovação dos acervos faz parte do projeto de revitalização das bibliotecas da Prefeitura Municipal de Resende, que teve início com melhorias nos espaços físicos e aquisição de novos equipamentos. As mudanças permitiram organizar os acervos e ampliar os serviços oferecidos à comunidade.

Segundo o diretor da biblioteca, professor João Duarte, a biblioteca Dr. Jandyr César Sampaio, no Centro, recebeu 663 livros, enquanto que para a Biblioteca Zulmira de Melo Bastos (Engenheiro Passos), foram 703 livros, e a Biblioteca Comunitária Edgar Kuhlman (Serrinha do Alambari) ganhou 422 novos livros.

Em junho deste ano, as três bibliotecas juntas já haviam recebido 1.098 novos livros, de literatura infantil, nacional e internacional, livros técnicos, enciclopédias, romances, de história, de geografia, entre outros, adquiridos através Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC).

De acordo com João Duarte, atualmente o acervo da Biblioteca Dr. Jandyr César Sampaio conta com cerca de 20 mil títulos cadastrados e cerca de 10 mil ainda em processo de cadastramento, já incluindo os novos livros adquiridos.

Além de oferecerem ambiente propício para estudos e pesquisas, as bibliotecas hoje são espaços de manifestações culturais, como as oficinas de xadrez que acontecem nas instalações da unidade do Centro, todos os sábados à tarde.

Palavras chaves: CULTURA