16/12/2010
Biblioteca Municipal receberá 80 pessoas por dia
Inauguração da nova sede da biblioteca acontece nesta sexta-feira
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
Com a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, que acontece nesta sexta-feira, dia 17, às 15 horas, a Prefeitura trilha mais um passo da sua proposta de resgatar a memória do Centro Histórico da cidade.
A biblioteca (foto) agora se localiza na Rua do Rosário 741, ao lado da Igreja do Rosário. O evento de inauguração do novo endereço contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM) e do presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately.
Atualmente, o acervo de obras literárias da Biblioteca Municipal é formado por aproximadamente 32 mil títulos, sendo que deste total encontram-se catalogados cerca de sete mil livros.
Só as obras em braile para os cidadãos portadores de deficiência visual somam 300 volumes. Entre as obras que compõem o acervo da unidade estão todos os livros do escritor resendense Macedo Miranda e os que contam a história de Resende, além de obras de renomados escritores nacionais e estrangeiros, como Jorge Amado, Machado de Assis, José de Alencar, Fernando Pessoa e Eça de Queiróz.
- O volume significativo de realizações na área de cultura feitas pelo nosso governo mostra o quanto estamos determinados a garantir este direito do cidadão. A reabertura da Escola de Música, a compra do Cine Vitória pelo Município e agora a inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio representam ações importantes implementadas pela Prefeitura com o objetivo de promover a valorização cultural da nossa cidade. Isso sem contar que o fato do novo endereço da biblioteca significar outro passo primordial no resgate da memória do Centro Histórico de Resende – disse Rechuan.
A programação de cerimônia da inauguração da biblioteca prevê, além do descerramento da placa e do pronunciamento das autoridades a partir de 15 horas, a realização do sarau poético “Música Falada – A Poesia de Chico Buarque” com a participação dos artistas Ângelo Tramezzino, Anna Zelma, André Whately, Daniel Fortes, Cintia Periard e Vinícius Whately.
Segundo o presidente da Casa da Cultura, André Whately, a biblioteca vai funcionar de segunda à sexta-feira, entre 8 e 19 horas.
Além do coordenador da unidade, Marco Antônio Viana dos Santos, o quadro de funcionários será formado por seis auxiliadores de biblioteca, um bibliotecário e dois auxiliares de serviços gerais. Whately destacou que a realização de atividades voltadas ao incentivo de leitura será uma das prioridades da Casa da Cultura para a biblioteca. A expectativa é de que a instituição receba a visita de pelo menos 80 pessoas por dia.
- Através da inauguração da nova sede da Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio, a administração do prefeito José Rechuan honra mais um compromisso com a população, devolvendo aos moradores da nossa cidade outro espaço cultural de grande importância para o município – disse o presidente, citando a revitalização da fachada do prédio da Casa da Cultura, no Centro da cidade, como “outra ação desenvolvida pela Prefeitura este ano em busca do resgate da memória histórica e da cultura popular”.