04/08/2011

Biblioteca Municipal promove exposição "Por mulheres para mulheres"

Pesquisas na internet podem ser feitas pelo público na instituição

Biblioteca Municipal promove exposição "Por mulheres para mulheres"

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

“Por Mulheres para Mulheres”. Este é o tema da exposição que retrata as mulheres em diversos momentos do cotidiano. A mostra poderá ser visitada até o final do mês de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas, na Biblioteca Municipal Jandyr César Sampaio (foto), no Centro Histórico, ao lado da Igreja do Rosário.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em parceria com o SESC de Barra Mansa (Serviço Social do Comércio).

A exposição de Ana Paula S. Reginaldo, que contará com 12 placas em PVC, retrata sob diversos momentos, as diferentes facetas femininas, desde a delicadeza da gravidez até a rigidez da profissional, expondo a beleza natural de ser mulher, evidenciando os detalhes de cada uma delas e homenageando a história de luta para mulheres pela reconquista dos seus direitos.

De acordo com o diretor da Biblioteca Municipal, professor João Duarte, essa exposição faz parte de programação de eventos culturais que acontecem durante o ano no local, “visando sempre oferecer aos visitantes o contato com diversas formas de manifestações culturais e artísticas”.

NOVIDADES – A Biblioteca Municipal – cuja atual sede fo inaugurada em dezembro do ano passado pelo prefeito José Rechuan (DEM) e o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately - conta com um acervo que reúne 32 mil títulos, sendo cerca de sete mil catalogados e 300 voltados especialmente às pessoas com deficiência visual.

Desde junho deste ano, a instituição dispõe ainda de um Laboratório de Informática, equipado com 12 computadores doados pela empresa Clariant, que podem ser utilizados gratuitamente para pesquisas na internet, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 19 horas.

Para ter acesso ao laboratório e a todos os serviços oferecidos, basta apresentar a carteirinha da Biblioteca.

- As pessoas que ainda não tem a carteirinha, devem comparecer à Biblioteca Municipal e solicitar a emissão do documento, mediante a apresentação da carteira de identidade, do comprovante de residência e de uma fotografia 3x4 – destaca João Duarte.

A Biblioteca oferece ainda todos os sábados, das 14 às 19 horas, uma Oficina de Xadrez. A idade mínima para participar do projeto é de seis anos. Os jogadores inscritos são divididos nas categoriais Iniciantes, Praticantes e Enxadristas (competidores).

Está sendo planejado para este segundo semestre um Concurso de Xadrez, que estará sendo disputado em três etapas.

Palavras chaves: NO CENTRO HISTÓRICO