Fazenda

11/04/2012

Balanço da Prefeitura aponta arrecadação de R$ 6,4 milhões com cota única do IPTU

Secretaria de Fazenda divulga relatório sobre cobrança do imposto

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Cerca de R$ 6, 4 milhões foram arrecadados pela Prefeitura com o recebimento da cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano), referente ao exercício financeiro de 2012. A informação faz parte de um balanço apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 12, pela Secretaria Municipal de Fazenda. O valor arrecadado corresponde a mais de 50 por cento do montante previsto para ser recolhido neste ano com a cobrança do imposto (R$ 12 milhões). Esta previsão representa dez por cento a mais do montante arrecadado no exercício financeiro do ano passado (2011).

Além disso, aproximadamente R$ 600 mil tinham sido arrecadados pelo Município até o começo desta semana por meio do pagamento do IPTU de forma parcelada. Dois descontos foram oferecidos este ano para o pagamento da cota única: 15 por cento e dez por cento, cujos prazos venceram, respectivamente, nos dias 29 de fevereiro e 10 de março. Os recursos do impostos são aplicados em obras e serviços municipais, entre eles a conservação de vias públicas (foto)

- A Prefeitura vem obtendo uma boa resposta do contribuinte, com relação ao pagamento do imposto. Tanto que a inadimplência apontou uma diminuição, caindo de 30 para 20 por cento. Reafirmo meu entendimento de que estes resultados positivos estão sendo possíveis porque o contribuinte vem testemunhando a aplicação dos recursos arrecadados na realização e obras e serviços - frisou o titular da Secretaria de Fazenda do Município, Renato Viegas.

Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado em até 11 mensalidades vão ter o desconto de cinco por cento no valor de cada parcela, mas para obter este benefício é necessário que a quitação aconteça dentro do prazo fixado no carnê. O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Itaú ou em qualquer casa lotérica.

Palavras chaves: META ALCANÇADA