Assistência Social e Direitos Humanos

CRAS vai realizar cerca de 300 atendimentos por mês

Bairro Paraíso ganha Centro de Referência em Assistência Social

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugura nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, uma unidade do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) no bairro Paraíso, onde atenderá todos os moradores dos bairros Cabral, Alambari, Morro do Cruzeiro e Paraíso que eram atendidos no CRAS Lavapés.

- Com essa nova unidade, os moradores desses bairros não precisarão se deslocar mais até o bairro Lavapés e poderão usufruir, mais próximo de suas residências, de todos os serviços oferecidos através do CRAS - explicou o secretário de Assistência Social, Alfredo de Oliveira, salientando que além dos moradores já atendidos, a nova unidade fará também cadastro de novos usuários.

O CRAS do Paraíso fica na Avenida Abílio Godoy, nº 127. A nova unidade conta com uma equipe de 12 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogo, agentes sociais, além dos oficineiros. A previsão é que sejam feitos 300 atendimentos por mês no local.

O Centro conta com Brinquedoteca, Projovem, inscrição para os cursos profissionalizantes do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego); para o Cadastro Único, que prevê benefícios federais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) - que é um salário-mínimo pago pelo Governo Federal a idosos a partir de 65 anos ou deficientes.

Além disso, o CRAS oferece atendimento e acompanhamento familiar, inclusão produtiva com oficinas de artesanato, fibra de bananeira, customização e sabão ecológico; balé infantil; grupos de convivência e fortalecimento de vínculos e o Sacola Cheia, um programa voltado para famílias de baixa renda cadastradas nos CRAS que tenham filhos menores de idade, ou gestante, idoso ou deficiente. A Sacola é uma cesta que é distribuída semanalmente aos beneficiários, contendo frutas, legumes e ovos para garantir uma complementação nutricional a essas famílias.

Com a nova unidade do Paraíso, Resende passa a contar com cinco CRAS, somado às unidades do Lavapés, Toyota, Itapuca e Jardim Esperança, além do CRAS Itinerante, que percorre as comunidades afastadas do centro urbano da cidade.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL