05/12/2014

Bairro Cidade Alegria recebe mutirão de combate à dengue neste sábado

Secretaria de Saúde retoma ação com inicio do período das chuvas

Bairro Cidade Alegria recebe mutirão de combate à dengue neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde retoma neste sábado, dia 6 de dezembro, os mutirões de combate à dengue. O bairro Cidade Alegria recebe a ação nas ruas entre as Avenidas das Mangueiras e das Amendoeiras, das 8h às 13h. A área foi escolhida por ter três notificações recentes de casos suspeitos de dengue.

- Com o inicio do período de chuvas, quando aumenta a incidência da doença, vamos retomar os mutirões, intensificando as ações de prevenção, que acontecem durante todo o ano - explica o secretário de Saúde, Daniel Brito.

Cerca de 30 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pede à população que coloque os objetos nas calçadas, antes do inicio dos trabalhos.

- O objetivo do mutirão é recolher depósitos que acumulam água, como garrafas, pneus, latas velhas, tambores, entre outros. Muitos moradores colocam ainda entulho nas calçadas, o que prejudica o trabalho de combate à dengue - reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

A ação é uma parceria das Secretarias de Saúde, Obras e Administração, além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR).

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, nos mutirões realizados de novembro de 2013 a maio de 2014, foram recolhidos cerca de 236 caminhões de lixo de 23 bairros, entre eles, Baixada da Olaria, Jardim Aliança, Morada do Contorno, Alegria Velha, Itapuca, Nova Liberdade, Liberdade, Cidade Alegria e Paraíso.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até outubro deste ano, foram registrados no município 213 casos de dengue, a grande maioria no primeiro semestre do ano.

Palavras chaves: DENGUE