° Minº Max

Resende teve redução de 83% nos casos de dengue em relação a 2011

Bairro Cabral terá mutirão da dengue neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza neste sábado, dia 19, mais um mutirão de combate à dengue. Desta vez, o trabalho integrado entre as secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos e Obras acontecerá no Bairro Cabral. O trabalho, que será realizado das 8 às 14 horas, tem como objetivo recolher das residências materiais que possam virar criadouro do mosquito transmissor da doença.

Cerca de 40 funcionários, entre vigilantes sanitários, agentes comunitários e ajudantes estarão percorrendo as ruas. O trabalho será auxiliado por cinco caminhões e duas retroescavadeiras.

Como tem ocorrido em todos os outros mutirões, além da limpeza, a atividade terá uma atenção para a conscientização dos moradores. Serão distribuídos folhetos explicativos com medidas preventivas que o morador deve tomar dentro de sua casa como recolher garrafas vazias, pneus, latas velhas e tambores, entre outros objetos.

- Solicitamos que as pessoas retirem seus materiais de dentro de casa e coloquem nas calçadas para facilitar nosso serviço - pede Marcio Luciano Mendes, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Segundo dados do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, de janeiro até a terceira semana de maio, foram notificados no Município 467 casos suspeitos doença. Deste total, 263 foram descartados e 98 casos foram confirmados. Os números de casos confirmados demonstram uma redução de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.

Paralelo aos mutirões nos bairros, os agentes do CCZ vem atuando diariamente no combate ao mosquito, priorizando os bairros com maior incidência da doença.

Palavras chaves: DENGUE