01/06/2010

"Banda Cia Achou" é a atração do evento em junho

Baile da Terceira Idade reunirá 800 idosos nesta quarta-feira

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Uma das ações do Programa Terceira Idade Ativa, programa de inclusão social implantado ano passado pela Prefeitura, o baile da Terceira Idade acontece amanhã, quarta-feira, dia 02, no GSSAN (Grupo dos Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras), em Campos Elíseos, de 19 às 23 horas. O baile é realizado toda primeira quarta-feira do mês pela Prefeitura, através da Superintendência Especial de Eventos e Integração. A atração desta quarta-feira é a Banda Cia Achou, da cidade de Volta Redonda. Pelo menos 800 idosos são esperados para o evento, no qual haverá também sorteio de brindes entre os participantes. O prefeito José Rechuan (DEM) – que compareceu ao baile da Terceira Idade em maio, realizado no mesmo local (foto) – frisa a importância do encontro “pela valorização dos idosos enquanto um segmento importante da população resendense”. Segundo ele, a realização mensal do baile “representa uma das ações implementadas pela Prefeitura com o objetivo de reconhecer a contribuição do público da Terceira Idade para a vida do Município”: - A alegria dos idosos que participam do Programa Terceira Idade Ativa é um demonstrativo inequívoco do quanto este projeto vem alcançando o seu objetivo básico, que é valorizar o idoso pela importância dele na vida do nosso povo. No nosso governo, o segmento da Terceira Idade é reconhecido através de ações concretas – disse o prefeito. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Programa Terceira Idade Ativa atende hoje cerca de 1.400 cidadãos acima de 50 anos em 18 pólos espalhados por diversas comunidades do Município, entre elas Cidade Alegria; Toyota; Alvorada (Parque Tobogã); Jardim Jalisco (Parque das Águas); Paraíso; Morro do Cruzeiro; Fazenda da Barra I, II e III; Nova Alegria; Itapuca e distrito da Fumaça, este último na Zona Rural. O Terceira Idade Ativa oferece atividades esportivas, recreativas, culturais e de inclusão social sob a coordenação de 15 professores de Educação Física. As pessoas cadastradas no programa contam ainda com a uma academia de ginástica no Parque das Águas, onde têm o acompanhamento de dois fisioterapeutas na realização dos exercícios. Implantada em agosto do ano passado, através de uma parceria da Prefeitura com a UNIMED, a academia de ginástica foi inaugurada com as presenças do prefeito José Rechuan; do governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB. Entre os projetos sociais oferecidos aos idosos do programa está o curso de informática realizado pela Prefeitura em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). A universidade se localiza na Rua Padre Marques, próximo ao prédio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Em menos de um ano, o curso formou cerca de 250 idosos e a terceira turma, cujas aulas se encontram em andamento, conta com a participação de aproximadamente 100 pessoas acima de 50 anos.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL