29/04/2014
Avenidas Coronel Mendes e General Affonseca passam a ser mão única
Próximo passo será intervenção na Gal Affonseca, que ganha calçadão, pista para caminhada, entre outros serviços
Crédito: Divulgação - SUAS/PMR
A Prefeitura dá mais um passo no projeto urbanístico para a região do Grande Manejo. A partir desta quinta-feira, dia 1° de maio, o trânsito nas Avenidas Coronel Mendes e General Affonseca vira mão única.
A Avenida Coronel Mendes passa a contar com duas pistas sentido Cidade Alegria, até o sinal na altura da Escola Municipal Rompendo o Silêncio.
Por isso, os motoristas que vierem da região da Grande Alegria e da Morada da Colina devem seguir pela Avenida General Affonseca, que será mão única nas duas pistas, sentido Centro, com acesso ao Colégio Dom Bosco, Rua do Rosário e Jardim Brasília.
Os pontos de ônibus da Coronel Mendes serão transferidos para a Rua São Paulo e um novo ponto será criado na Governador Portela, em frente ao Tobogã.
A Avenida Coronel Mendes também passa a contar com ciclofaixa e faixa preferencial, à direita, para ônibus.
De acordo com o secretário de Urbanismo e Arquitetura, Ton Kneip, o próximo passo será a intervenção urbanística na Avenida General Affonseca, que prevê a criação de um calçadão, estacionamento do tipo espinha de peixe, nova iluminação, pistas para caminhadas, paisagismo e ciclovia. Ele ressaltou que as árvores do canteiro central serão preservadas.
- Vamos criar um grande anel viário que vai melhorar o fluxo de veículos na região. Além disso, essas vias receberão ciclovias, que serão interligadas à Avenida Beira Rio, atendendo desta maneira um grande número de moradores que utilizam esse transporte. A proposta é seguir com o pensamento de sustentabilidade, oferecendo opções seguras para nossos moradores - reforça o secretário Ton Kneip.
Já na fase inicial do projeto, foram realizados os serviços de alargamento da Avenida Coronel Mendes e construção da rotatória que dá acesso ao Aeroporto Agulhas Negras e ao Parque de Exposições. A Avenida General Affonseca recebeu também faixas de travessia elevada, essenciais para a segurança de pedestres e para o ordenamento do tráfego de veículos.
Conforme explica o secretário de Urbanismo, as alterações fazem parte do Projeto Urbano Humano, iniciado em 2009, com intervenções no bairro Campos Elíseos.
- A Prefeitura está preparando a cidade para que haja um crescimento ordenado - conclui.
SERVIÇOS - De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito do Município, Alcides de Carli, cerca de 140 placas de sinalização estão sendo instaladas nas ruas, além de pintura horizontal indicativa do direcionamento correto do fluxo do trânsito e colocação de tachões.
A Guarda Municipal também estará no local orientando o trânsito.
O mapa completo com todas as mudanças na região está disponível no link: http://www.resende.rj.gov.br/images/mudanca_de_transito.pdf
Palavras chaves: URBANIZAÇÃO