20/09/2011

Autoridades de segurança reforçam importância da Delegacia da Mulher em Resende

Em encontro no Fórum de Justiça, NIAM apresenta números sobre atendimentos na cidade

Autoridades de segurança reforçam importância da Delegacia da Mulher em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Durante a reunião bimestral do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), que foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 16 de setembro, no edifício do Fórum de Resende, o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, reforçou o pedido já apresentado pela administração municipal ao Governo do Estado visando à implantação de uma DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Resende. O encontro contou com as presenças do coordenador regional da Polícia Civil, Ricardo Martins, e da delegada da DEAM de Volta Redonda, Gisele do Espírito Santo. Formado por autoridades da área de segurança, o GGIM é um dos segmentos do Plano Municipal de Ordem Pública. Para reforçar a importância da instalação desta unidade em Resende, o NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) da Prefeitura fez uma explanação no encontro sobre os registros de casos atendidos por este órgão. Segundo a titular do NIAM, Sheila Rocha, entre janeiro e agosto deste ano, 455 mulheres procuraram o serviço. Já no mesmo período do ano passado (2010), o número de casos registrados foi de 394. Ela reconheceu que a implantação de uma DEAM no Município “representará uma iniciativa fundamental”. - Nós entendemos que uma delegacia especializada para atendimento à mulher em Resende é muito importante, pois as vítimas de violência estão fragilizadas, ficam constrangidas e não se sentem à vontade no ambiente de uma delegacia de polícia comum. Muitas até desistem de fazer o registro de ocorrência por conta desta realidade – destacou a coordenadora. Entre os serviços oferecidos pelo NIAM de Resende, que funciona na Rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, estão os seguintes: acompanhamento psicológico e com assistente social, visitas domiciliares, ações itinerantes, busca ativa de mullheres que fazem registro de ocorrência na Delegacia de Polícia sobre violência doméstica, encaminhamento para serviços disponibilizados pela Prefeitura neste caso e para abrigos em outros municípios, além do trabalho preventivo, que inclui palestras em escolas e empresas, entre outros. O pedido de implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Resende foi apresentado pessoalmente pelo superintendente de Ordem Pública da Prefeitura à chefe da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegada Marta Rocha. A audiência ocorreu no mês passado, no Rio de Janeiro. Durante o encontro, Marta Rocha recebeu das mãos de José Antônio dos Santos um ofício do prefeito José Rechuan (DEM) destacando a importância da unidade para o Município. A proposta da Prefeitura é de que a Delegacia da Mulher de Resende fique responsável também pelo atendimento de casos das cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis. - O pleito da Prefeitura de Resende está sendo analisado atualmente pelo setor de estatísticas da Polícia Civil do Rio de Janeiro, mas diante das manifestações positivas já demonstradas pelas autoridades de segurança do Estado ao pleito da administração do prefeito José Rechuan, estamos cada vez mais confiantes de que este serviço se tornará uma realidade em nosso município – disse José Antônio (na foto, em pé). Participaram também da reunião do GGIM na sexta-feira passada as seguintes autoridades: tenente coronel Paulo Roberto das Neves Júnior (comandante do Batalhão da Polícia Militar de Resende); Marvin Ramos (juiz de direito); Luiz Carlos Fiore (sociólogo do Ministério da Justiça); secretários municipais José Antônio de Carvalho Pinto (Governo) e Soraia Balieiro (Educação); Francisco Jances (comandante da Guarda Municipal); Anita Beviláqua (titular da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura); vereadores Joaquim Romério (PMDB) e Barcita Rechuan (DEM), além de representantes do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, Delegacia de Polícia de Resende, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e das prefeituras de Itatiaia e de Porto Real.
Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA