Resende

18° Min32º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Transporte e Trânsito

27/02/2022

AUMENTA PROCURA POR EMISSÃO DE CARTÃO DE VAGA ESPECIAL PARA ESTACIONAMENTO EM RESENDE

Idosos e pessoas com algum tipo de deficiência estão mais atentos aos direitos; Saiba quem pode solicitar e como

AUMENTA PROCURA POR EMISSÃO DE CARTÃO DE VAGA ESPECIAL PARA ESTACIONAMENTO EM RESENDE

Crédito: Divulgação/PMR

A Prefeitura de Resende registrou um aumento na emissão do cartão utilizado para utilização de vagas especiais localizadas em pontos da cidade, especialmente nos centros comerciais, nos quais o movimento de veículos é maior. O documento é um instrumento de cidadania e um direito assegurado por lei para que pessoas possam estacionar devidamente nas vagas especiais, tanto em estacionamento público, quanto privado. O direito é concedido a pessoas com deficiência e pessoas com idade a partir de 60 anos. 

Em janeiro de 2022, se comparado ao mesmo mês de 2021, a superintendência municipal de Transporte e Trânsito registrou um aumento de 74% na solicitação envolvendo idosos e 36% para pessoas com deficiência. De maneira geral, as solicitações aumentaram mais de 60% comparando o primeiro mês de 2022 e 2021. 

De acordo com o superintendente de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Júlio César Barbosa da Silva, um dos fatores que explicam o aumento na emissão, entre os idosos, é a composição da pirâmide etária da população resendense. Nos últimos anos, muitos munícipes completaram a idade mínima de 60 anos, que garante o direito. Outro fator que fez toda a diferença é o trabalho informativo realizado diariamente em parceria com a Guarda Civil Municipal, que orienta a população nas ruas a procurar o direito. 

Para dar entrada ao processo de requerimento basta comparecer ao setor de Protocolos no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, tendo em mãos xerox do RG, CPF e comprovante de residência. Após a solicitação, basta aguardar a emissão. Já no caso das pessoas com deficiência, é necessário também um laudo médico e a avaliação médica feita sob orientação da Sumtran. 

- Há muitas pessoas que possuem o direito e não usufruem. É importante destacar o trabalho da GCM, que está nas ruas da cidade desempenhando um papel excepcional e orientam a população sobre como usufruir desse direito com a devida documentação. Afinal, não basta somente mostrar a identidade. É necessário ter o cartão para apresentar, principalmente mediante solicitações de fiscalização. É um direito que estamos disseminando para nossa população - comentou o superintendente. 

O Centro Administrativo da Prefeitura de Resende fica no bairro Rua Augusto Xavier de Lima, número 251. O setor de protocolos é o primeiro setor após passado o acesso da população ao Centro Administrativo. 

 

Palavras chaves: Cartão De Vaga Especial
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados