Desenvolvimento Rural

19/08/2011

Aulas de prevenção contra drogas acontecem toda semana

"Programa cria no estudante uma resistência através do conhecimento"

Aulas de prevenção contra drogas acontecem toda semana

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR)

Os instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que é desenvolvido em escolas municipais por meio de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar, realizam as atividades dentro de sala de aula.

Com este trabalho mais amplo, no primeiro semestre deste ano, o Programa formou 622 alunos do primeiro, segundo e quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim e do Colégio Municipal Getúlio Vargas (foto), ambos na Cidade Alegria.

Já em 2009, foram contemplados 530 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das escolas Sagrado Coração (Lavapés), Surubi (Surubi), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria) e Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

No ano passado (2010), o programa formou 315 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental do Getúlio Vargas através do PROERD. Através de aulas semanais, os alunos são estimulados a pensarem nas consequências das escolhas que fazem, reforçam a auto-estima; recebem ensinamentos sobre como lidar com as pressões do grupo e a identificarem alternativas positivas.

O programa aborda ainda questões relacionadas ao uso e abuso de drogas em geral, auto-estima, segurança e violência.

- A proposta é criar no estudante uma resistência através do conhecimento, para que ele possa dizer não às drogas – acrescenta a secretária Soraia Balieiro, acrescentando que a presença de policiais militares nas escolas para a realização das atividades do PROERD aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, “aproximando a PM e a própria entidade de ensino à comunidade”.
Palavras chaves: MAIS INFORMAÇÕES