Desenvolvimento Urbano

30/05/2012

Audiência Pública sobre Plano Diretor acontece nesta sexta-feira

População pode apresentar sugestões por email

Audiência Pública sobre Plano Diretor acontece nesta sexta-feira

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, no Centro Histórico, uma audiência pública do Plano Diretor, organizada pelo presidente do Instituto Marechal José Pessoa e secretário de Planejamento, Alfredo de Oliveira, com a participação da equipe de Urbanismo e Direito da Pontífice Universidade Católica (PUC). O evento apresentará o anteprojeto do Plano Diretor aos moradores de Resende e aos segmentos organizados da sociedade.

- As discussões do Plano Diretor foram iniciadas em fevereiro de 2011 e ao todo foram 10 reuniões de trabalho com a PUC, CONCIDADE (Conferência Municipal da Cidade de Resende) e técnicos da Prefeitura. E depois, em dezembro do ano passado, foram ampliadas com o Instituto Marechal José Pessoa (foto). Agora vamos apresentar à população de um modo geral o resultado de todo este trabalho - comenta o secretário Alfredo de Oliveira.

Conforme explica o secretário, o novo plano diretor planeja o Município como um todo, com propostas para Zona Urbana e também para Zona Rural, onde trata do zoneamento ecológico e econômico. Ainda há um capítulo que trata exclusivamente de mudanças climáticas. O novo Plano Diretor, numa comparação com o plano em vigor, apresenta uma proposta de garantir ainda maior mobilidade urbana, pois leva em consideração várias alterações viárias provenientes do processo de desenvolvimento do Município.

Dentre outros temas, o plano trata do crescimento leste, visando à integração da região das Barras, e ainda, propostas de intervenções do sistema viário, como uma nova ponte de acesso sob o Rio Paraíba do Sul, na Região de São Caetano e uma nova ponte entre Bulhões e a Região das Barras. Já no acesso sul, na Rodovia do Contorno, seria criado um eixo ligando o Paraíso, Jardim do Sol e Fazenda da Barra II, ou seja, o lado norte da cidade, e ainda, o prolongamento da Beira Rio, ligando o Jardim Jalisco e a Região da Grande Alegria.

- Após a audiência desta sexta-feira, o documento final será encaminhado à Procuradoria Jurídica do Município, que adotará os procedimentos necessários ao encaminhamento do projeto de lei aos vereadores - comenta Alfredo.

PLANO NA INTERNET - Para facilitar o acesso dos moradores e entidades, a Prefeitura está disponibilizando via internet, todos os mapas e textos da revisão do Plano Diretor. Para ter acesso, basta seguir até o site www.resende.rj.gov.br, no Link Governo, e em seguida, no campo Revisão do Plano Diretor. "Os moradores poderão enviar suas sugestões sobre o plano até esta sexta-feira, dia 01 de junho, meio-dia, através do e-mail planodiretor@resende.rj.gov.br", destaca o secretário de Planejamento, Alfredo de Oliveira.

Palavras chaves: PLANEJAMENTO