01/11/2012
Audiência Pública sobre Destino do lixo em Resende acontece no dia 21
Prefeitura quer instalar usina para tratamento dos resíduos, transformando-os em energia elétrica
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A pedido da Prefeitura, por meio da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), a Câmara Municipal realizará uma Audiência Pública no próximo dia 21 de novembro, para debater com a sociedade a sustentabilidade econômica e social da gestão do aterro sanitário da cidade. O evento será às 19h, na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, no bairro Novo Surubi.
De acordo com o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi, a Lei Federal 12.305/2010 e a Lei Estadual 42.930/2011 prevêem, entre outras coisas, o controle dos aterros, com uma destinação final adequada para os resíduos despejados no local.
- Em Resende, nós já temos implantado e estamos ampliando gradativamente a coleta seletiva do lixo seco e úmido, mas mesmo assim muito material ainda é destinado ao aterro sanitário controlado na estrada de Bulhões. Temos também duas cooperativas de catadores que atuam na coleta e reciclagem de materiais, cumprindo assim alguns pontos estabelecidos pelas duas leis - explicou Fontanezzi.
Segundo o presidente da AMAR, a proposta do município é implantar uma usina para tratamento dos resíduos, transformando-os em energia elétrica. O objetivo dessa audiência de segunda-feira, que já é a terceira realizada para debater o mesmo tema - as outras duas aconteceram em novembro de 2011 e fevereiro deste ano -, é explicar à população o que será usina e como ela irá funcionar.
- Até instalarmos a usina na cidade teremos várias etapas a serem cumpridas. A primeira delas são as audiências públicas, que após esta de segunda-feira, passarão a ser itinerantes, percorrendo diversos bairros de Resende. O próximo passo seria a aprovação de lei pela Câmara Municipal, para só depois iniciarmos a licitação para a contração de uma empresa responsável pela implantação da usina, mas esperamos concluir todo esse processo até dezembro de 2013 - adiantou Fontanezzi.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE