26/03/2015

Audiência Pública discute crise hídrica regional

Os presidentes da AMAR) e da SANEAR participaram da audiência na última quarta-feira

Audiência Pública discute crise hídrica regional

Crédito: Marcio Fabian/ACOM

Os presidentes da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e da Agência de Saneamento de Resende (SANEAR), Wilson Moura e José Renato de Carvalho, respectivamente, participaram na última quarta-feira, dia 25, da Audiência Pública na Câmara de Vereadores, que discutiu a crise hídrica e seus reflexos em Resende e na região Sul Fluminense. O encontro foi requerido pelo vereador Tiago Forastieri.

Na Audiência Pública, o presidente da SANEAR, José Renato de Carvalho, afastou a possibilidade de Resende sofrer com racionamento de água, já que o município tem condições favoráveis devido à localização geográfica e também a tecnologia do sistema de captação.

- Podemos garantir que não vivemos, atualmente, uma situação alarmante para termos, por exemplo, um racionamento, pois o volume regulamentado de vazão da Represa de Funil é o suficiente para garantir nossa captação. Mas é preocupante por conta do que podemos esperar para o futuro – pondera José Renato.

Conforme explicou o presidente, a proximidade para a Represa de Funil é uma garantia de abastecimento para o Município, já que atualmente a captação representa apenas 0,35% do volume do Rio Paraíba do Sul. “A empresa concessionária capta hoje 83 metros cúbicos de água por segundo, através de um sistema fixo e também com possibilidade dele ser flutuante no rio. Estamos fixando uma meta também de redução de perdas na distribuição para no máximo 25%”, disse José Renato.

O presidente da AMAR, Wilson Moura, destacou os trabalhos do Município que contribuem para o uso consciente de água e a recuperação do Meio Ambiente, dentre eles, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico e a Lei de Pagamento Por Serviços Ambientais, além das campanhas institucionais nas escolas e também junto as comunidades.

- Temos uma preocupação muito grande com a recuperação da mata ciliar, com manutenção das nossas nascentes e também com o desassoreamento dos rios, como o Rio Sesmarias. É importante que audiências como essas aconteçam para informar e conscientizar a população – destacou Moura.

Durante a audiência, o diretor de operações das Centrais Elétricas de Furnas, Jorge Florentino, divulgou que atualmente o nível da represa está em 53% de sua capacidade, com uma vazão de 80 metros cúbicos por segundo. “Temos, a partir de agora, um período longo de estiagem, e as usinas hidroelétricas acima estão com capacidade de 11%, mas seguimos os acordos que garantem essa vazão, que garante a sustentação da população”, afirma Florentino.

Sobre a possibilidade de uma crise energética prejudicar o abastecimento de energia na cidade, Jorge Florentino, destacou que há um planejamento energético, feito a pedido da AMPLA. “Por conta do crescimento de Resende nos últimos anos, estamos trabalhando neste projeto que reforçará o serviço”, comenta o diretor de Furnas.

Também presente ao encontro, o presidente da empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária de água e esgoto de Resende, Ivan Moura, também afastou a possibilidade de um racionamento de água e garantiu que a empresa seguirá com um Programa de Redução de Perdas, e também com o Programa de Educação Ambiental, incentivando o uso consciente.

Palavras chaves: Audiência