17/08/2015

Alerj promove encontro com profissionais e gestores no Espaço Z

Audiência de Economia Criativa destaca ações do governo municipal

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Representada pela Secretaria de Trabalho e Renda, através da Superintendência de Economia Criativa, e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Prefeitura de Resende integrou a mesa de discussão da Audiência Pública “Ampliando o Olhar Sobre as Políticas Públicas para a Economia Solidária”, realizada na sexta-feira, dia 14, no Espaço Z, no Centro.

O evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular e Solidária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), teve como propósito divulgar alternativas de renda para a população, sobretudo micro e pequenos empresários.

O encontro presidido pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) reuniu centenas de integrantes do setor da economia criativa, como artesãos, catadores de reciclagem e artistas plásticos. A mesa foi formada ainda pelos deputados estaduais Ana Paula Rechuan (PMDB) e Gláucio Julianelli (PSOL); a superintendente de Economia Solidária da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, Andrea Bello; a superintendente municipal de Economia Criativa, Marly Cortona, e o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira; a presidente da Associação de Catadores de Resende, Edna Silva Canuto, o professor Luiz Abegão, da Universidade Federal Fluminense; Marcos Rodrigo Ferreira, da rede de gestores de economia solidária no Rio de Janeiro e, ainda, representando a Câmara de Resende, os vereadores Joaquim Romério (PMDB) e Kiko Besouchet (PP).

Durante o encontro, a Prefeitura de Resende destacou suas ações no segmento da economia solidária. A superintendente Marly Cortona explicou o funcionamento do projeto Mulheres que Costuram em Casa, fomentando a qualificação de 35 alunas sobre as técnicas de costura à mão. As alunas têm instrução nos polos da Rede Amiga nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Itapuca, Jardim Primavera/Toyota, Fazenda da Barra II e Paraíso.

- Também buscamos parcerias e capacitações dentro da Secretaria de Trabalho e Renda para que as pessoas entendam o que é a economia solidária e o que é o ócio criativo. Estamos abertos à capacitação e à parceria pública e particular da nossa cidade - afirma Marly, que em setembro realizará a formatura das alunas, que já têm vínculo de contato com empresas da região oferecendo seus serviços de costura.

O secretário de Assistência Social, Alfredo de Oliveira, ressaltou que o governo tem em processo de licitação a compra de bicicletas para o projeto BikeTrucks, fortalecendo o comércio de artesãos e produtores, em bicicletas. Serão 10 bicicletas com previsão de iniciar circulação até o fim do ano, no bairro Cidade Alegria.

- Isso pode favorecer a divulgação dos artesãos com os seus produtos, as costureiras com o fuxico e outros serviços. Os catadores de reciclagem também serão beneficiados com bicicletas facilitando sua rotina. Nosso sonho é construir um espaço de capacitação permanente, um projeto em discussão - frisa Alfredo.

Para a deputada Ana Paula Rechuan, a adesão dos moradores da cidade foi satisfatória. “Eu fico feliz em ver a adesão de tantas pessoas nesta audiência. Vimos que é do interesse de todos o tema economia criativa. Promover essa audiência é aprender e estender as mãos do poder público para os cidadãos. Trazer a Alerj para perto do povo. Vivemos uma situação de crise no nosso país e não existe melhor forma de sair do que inovar, e não existe forma de inovação que não venha através de várias mãos. É preservar a possibilidade de fazer com as próprias mãos e de forma coletiva. A proposta é gerar renda e transformar vidas”, afirma.

Já o deputado Waldeck Carneiro ressaltou que a proposta da Frente da Alerj é formular novas políticas públicas para o setor de economia solidária e ampliar ainda a economia solidária no Sul Fluminense.

- Em Resende, realizamos a primeira reunião desta atual gestão e queremos cumprir o papel fundamental do desenvolvimento da economia com diversidade. Estamos incentivando outras formas de economia diferente do que impõe o sistema capitalista. Para atenuar isso, são importantes os conselhos e entidades, fóruns da sociedade civil – disse.

O deputado Gláucio Julianelli destacou para os catadores de lixo, para os artesãos e para a agricultura familiar. Segundo ele, o trabalho da Alerj tem o propósito de ampliar esta discussão sobre economia solidária e alternativa de renda para as famílias

- Na questão da agricultura familiar, temos que incentivar cada vez mais o homem do campo a permanecer em sua propriedade e abrir novos negócios de forma digna para sustentar sua família. Muitos dos produtos da terra são utilizados na merenda escolar. Entramos nessa discussão porque a economia solidária pode ser alternativa para evitar o êxodo rural, garantindo uma cadeia econômica - exemplificou.

A audiência terminou com a proposta sugerida por Waldeck Oliveira de criar em Resende um Conselho de Economia Solidária Popular. Para isso um projeto do Executivo deve ser criado, encaminhado e apreciado pela Câmara de Vereadores. Além disso, o Município será o responsável pela organização de um Fórum Regional das Agulhas Negras, tratando o tema Economia Solidária nas cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.

Palavras chaves: ECONOMIA