Resende

20° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

20/07/2011

Atualmente, 230 pacientes tentam se libertar da dependência do cigarro

Programa de Tabagismo funciona na área urbana e na Zona Rural

Atualmente, 230 pacientes tentam se libertar da dependência do cigarro

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Atualmente, cerca de 230 usuários estão em tratamento pelo programa em Resende. Os pacientes passam por várias etapas, entre elas a de verificação do grau de dependência em relação à nicotina.

 A partir deste dado, é feito um plano de tratamento específico para cada pessoa. O plano poderá ser alterado de acordo com a necessidade do paciente.

 As unidades de saúde que dispõem atualmente de grupos do Programa do Tabagismo são as seguintes: Engenheiro Passos, Bairro Cabral, Paraíso, Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Manejo, Cidade da Alegria, Itapuca, São Caetano, Baixada Olaria, Morro do Cruzeiro, Visconde de Mauá e Vargem Grande.

O tratamento dura três meses, período em que, além de sessões de terapia, os usuários recebem adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina).

 Se houver necessidade, o médico do posto faz também prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos são gratuitos e enviados pelo Ministério da Saúde já em nome do paciente.

Os interessados em iniciar o tratamento podem procurar a unidade de saúde em seu bairro.

 Em cada unidade, as reuniões dos grupos (foto)acontecem em horários diferenciados, que são informados no local. Cada grupo reúne em média 15 pacientes.

 

Palavras chaves: VIDA SAUDÁVEL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados