17/11/2009

Programação vai até o próximo sábado, dia 21

Atividades da Semana de Consciência Negra começam nesta quarta-feira

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

De Zumbi dos Palmares, mártir da luta pela igualdade racial no Brasil, ao basquete de rua e os passos do Movimento Hip-Hop. Através de uma programação com atividades culturais, esportivas e religiosas, a Semana da Consciência Negra, que acontece em Resende entre os dias 18 e 21 de novembro (quarta-feira e sábado), contará um pouco da trajetória dos Negros no Brasil. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade em parceria com a Fundação Resende Esportes (FUNRESP) e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro – aniversário da morte do lider do Quilombo dos Palmares. A Coordenadora Municipal para Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas destaca que a Semana da Consciência Negra “é uma demonstração de que a luta contra as injustiças sociais, sofridas pelos negros no Brasil, e iniciada por Zumbí dos Palmares, continua viva. Mas também será uma semana voltada para o resgate da cultura Afro-Brasileira”. Já a Presidente da Associação Cultural Bumba Meu Boi, Bebiana Laura, explica que “serão quatro dias de ‘festa’, em que celebraremos todas as conquistas dos Negros no país, mas com atividades que, ao mesmo tempo, irão propor uma reflexão sobre as desigualdades raciais ainda existentes em nossa sociedade”. Confira a programação 18/11 (quarta-feira) 19 h – Abertura e apresentação de dança Homenagem ao sambista Décio da Viola, falecido em 1984, um dos fundadores da Escola de Samba Império Serrano. Homenagem a Negros e colaboradores de movimentos Negros de Resende. São eles: Antônio da Silva; Antônio de Paula; Claudionor Rosa; Dulce Faustino Predes; Elaciheda Fortunato; Francisco dos Santos; José Bertoldo; Marcia Chaves; Maria Benedita Ferreira; Maria Filipe Firmo; Tereza de Almeida; Victor Alves. Local: Plenário da Câmara Municipal de Resende, no Centro. 19/11 (quinta-feira) 9 h – Palestra e Exposição “A Luta do Negro” (Palestrante Sérgio Gabriel, Coordenador de Promoção da Igualdade Racial de Volta Redonda). Local: Centro da Juventude, na Itapuca (ao lado do Posto de Saúde). 14 h – Oficinas de Maculelê, Basquete de Rua, Jongo e Capoeira para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s). Locais: Unidades dos CRAS’s (Lavapés, Itapuca, Toyota e Jardim Esperança). 20/11 (sexta-feira) 15 h – Apresentações de Maculelê, Basquete de Rua; Jongo e Capoeira. Encenação contando um pouco da história dos Negros no Brasil. Local: Cine Vitória 18 h – Desfile / Representação da Beleza Negra, onde 12 jovens usuários dos CRAS’s farão um desfile, apresentando modelos de vestimentas Afro-Brasileiras. Apresentação de Hip-Hop, com Jovens do Programa Social “Pro-Jovem”, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade. Local: Cine Vitória 21/11 (sábado) 11 h – Apresentações musicais na Rua da Música (Deque da Beira-Rio) 16h – Encontro dos Cultos Afro-Brasileiros de Resende, no Parque Zumbí (Bairro Lavapés). Além dos eventos realizados pela Semana da Consciência Negra, a Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), celebra nesta sexta-feira, dia 20, às 10 horas, uma missa inculturada, onde serão apresentados símbolos Afro-Brasileiros.
Palavras chaves: COMEMORAÇÃO