26/07/2011
Atendimento itinerante social chega às comunidades rurais
Lançamento do serviço acontece nesta quarta-feira
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta quarta-feira, dia 27, às 11h30m, no Centro Administrativo da Prefeitura, a entrega oficial do ônibus no qual funcionará o CRAS Itinerante (Centro de Referência de Assistência Social).
O projeto tem como objetivo levar para as comunidades da Zona Rural os serviços, benefícios e ações que são oferecidos às famílias de baixa renda da área urbana nas unidades do CRAS dos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca.
A solenidade desta quarta-feira contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); da secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona; da subsecretária de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, Nelma Azeredo; vereadores e de representantes de segmentos organizados da sociedade, entre outras pessoas.
- Com a implantação deste novo serviço, a Prefeitura demonstra novamente sua presença na Zona Rural, onde mora uma parcela significativa da população de Resende. Desde janeiro de 2009, a nossa administração já realizou várias obras e serviços nas comunidades rurais. Agora, por meio do atendimento social itinerante, estaremos fortalecendo as nossas ações visando garantir o acesso das famílias residentes na Zona Rural aos seus direitos essenciais – disse Rechuan.
Segundo a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, o ônibus para a prestação deste atendimento (foto) foi doado pela Transportes Urbanos São Miguel e adaptado pelas empresas MAN Latim América e BMB Mode Center.
O veículo é composto por duas salas destinadas ao atendimento dos moradores, sendo uma sala de espera e a outra reservada às atividades da brinquedoteca, projeto através do qual são oferecidas ações de recreação às crianças.
- Por meio deste novo instrumento voltado à inclusão social das famílias de Resende, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e agentes sociais levarão inúmeros benefícios para moradores de localidades como Fumaça, Vargem Grande, Capelinha e Visconde de Mauá, que não têm como se deslocar até às unidades do CRAS localizadas na área urbana – afirmou a secretária.
A primeira localidade rural a receber os serviços do CRAS Itinerante será a Bagagem, onde o atendimento acontece já na quinta-feira desta semana (dia 28 de julho). A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social ficará a disposição dos moradores, no horário de 8 às 17 horas. A programação das próximas comunidades a serem beneficiadas vai ser divulgada em breve pela Prefeitura.
Atualmente, o CRAS oferece programas, projetos e serviços, relacionados aos projetos sociais PAIF (Programa de Assistência Integral à Família), Bolsa Família, Projovem Adolescente (Programa Nacional de Inclusão para Jovens), e concessão de benefícios previstos em lei, além das Oficinas de Inclusão Produtiva (cursos de geração de renda), Grupos de Convivência Familiar, CCI (Centro de Convivência para Idosos) e a Brinquedoteca.
Mais de seis mil famílias do Município são atendidas pelas atividades do CRAS.
Palavras chaves: MAIS PERTO DO CIDADÃO