Assistência Social e Direitos Humanos

13/03/2012

Atendimento itinerante à mulher chega aos bairros Toyota e Paraíso

Casos de violência contra a mulher serão encaminhados para a Polícia

Atendimento itinerante à mulher chega aos bairros Toyota e Paraíso

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Nesta quarta-feira, dia 14 de março, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, levará o projeto NIAN Itinerante (Núcleo Integral de Atendimento à Mulher) para mais dois bairros de Resende. São eles: Toyota e Paraíso. Nos dois bairros, os serviços vão ser prestados a partir de 14 horas. Na comunidade do Toyota, o NIAM Itinerante funcionará na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), enquanto no Paraíso a assistência será realizada no CCI (Centro de Convivência de Idosos).

Implantando pela Prefeitura na quinta-feira da semana passada (08 de março), durante a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (na foto, o veículo destinado à realização do serviço), o NIAN Itinerante oferece acompanhamento psicológico e social, ações educativas desenvolvidas por meio do grupo de mulheres, visitas domiciliares, identificação dos casos de violência contra a mulher e o encaminhamento das vítimas para os respectivos registrados na delegacia de polícia, além de realização de ações educativas, como palestras e debates.

Com o lançamento deste novo serviço, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura espera aproximar ainda mais os serviços oferecidos pelo NIAM das moradoras da área urbana e de comunidades rurais. A programação de atendimento será divulgada toda semana. Ontem, segunda-feira, os serviços foram prestados no Jardim Primavera e na Cidade Alegria. O calendário desta semana prevê ainda a ida da unidade móvel às comunidades de Engenheiro Passos (quinta-feira, dia 15, às 9 horas) e na Vila Vicentina (sexta-feira, dia 16, às 8 horas).

- A nossa expectativa é que com a implantação do NIAM Itinerante um número maior de mulheres procure o serviço, aumentando dessa maneira a quantidade de atendimentos mensais, que atualmente gira em torno de 70 pessoas por mês na sede do serviço. Destacamos ainda que a realização deste projeto reforça também o trabalho da administração municipal no sentido de fazer com que a Prefeitura esteja sempre presente nos bairros, distritos e demais comunidades do Município - declarou Marly.

O lançamento do NIAN Itinerante ocorreu na cerimônia de inauguração do Ambulatório Especializado da Mulher Zilda Arns, que acaba de ser construído pela Prefeitura e vai centralizar todo o atendimento oferecido às mulheres na área da saúde pública.

Palavras chaves: PREFEITURA MAIS PERTO