Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

02/12/2019

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DE RESENDE É CLASSIFICADA COMO A MELHOR DO ESTADO

Município foi um dos dois a alcançar o resultado máximo dentre 92 municípios avaliados pelo Governo Estadual

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DE RESENDE É CLASSIFICADA COMO A MELHOR DO ESTADO

Crédito: Carina Rocha

A Atenção Primaria em Saúde de Resende acaba de ser reconhecida como referência no estado do Rio de Janeiro.  O resultado da avaliação do segundo quadrimestre deste ano, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, foi publicado na última semana e revelou que o município de Resende alcançou o melhor resultado entre os 92 municípios avaliados.  

De acordo com os dados fornecidos pelo governo estadual, somente Resende e mais um município alcançaram a meta máxima, entre os 9 indicadores avaliados. Os indicadores avaliam números relacionados a consultas médicas, consultas de enfermagem, exames citopatológicos, nascimentos cujas mães fizeram sete ou mais consultas de pré-natal, vacinas pentavalente para menores de 1 ano, acompanhamentos das condicionalidades de saúde do programa Bolsa Família, entre outros. 

- Estamos olhando para as unidades de saúde de caráter emergencial, mas sem esquecer da Atenção Básica em Saúde, que é fundamental para a prevenção e manutenção de muitos aspectos da saúde da população. Quanto mais a Atenção Básica for valorizada e trabalhada para desempenhar o seu papel com excelência, menos pessoas vão precisar das unidades de emergência. Cada vez mais Resende se consolida como referência no estado e no país em saúde. Queremos melhorar cada vez mais – diz o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 

A análise de desempenho dos municípios avalia a Estratégia Saúde da Família (ESF), buscando identificar quais municípios atendem as diretrizes de incentivo a esse modelo. Os critérios adotados para a analisar a Estratégia Saúde da Família são o apoio à manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal, de Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e de Consultórios na Rua, além do fomento a qualidade do serviço prestado. 

Como consequência do resultado obtido em Resende, a Atenção Básica em Saúde de Resende será contemplada com um repasse de verbas, que será utilizada para melhorar ainda mais a estrutura do serviço prestado nas unidades. A verba é viabilizada pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS). 

- São conquistas de Resende obtidas através de muito empenho e trabalho da equipe da gestão municipal para com a saúde pública. Para ter uma ideia sobre o cenário com o qual lidamos e sobre a importância desse resultado, apenas 4 municípios do estado alcançaram o total de 8 indicadores. Resende e mais um município foram os únicos a alcançar 9 e lideram esse ranking. É uma resposta significativa de que estamos no caminho certo – explica a superintendente municipal de Atenção Básica, Cácia Osório. 

O PREFAPS é uma estratégia da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro para o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios espalhados pelo estado. Ou seja, o município fica apto a receber mais recursos estaduais e federais para investir ainda mais na saúde da população. 

Palavras chaves: Saúde; Atenção Primária
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados