Assistência Social e Direitos Humanos
08/07/2013
Assistência Social será debatida nesta semana em Conferência Municipal
Em pré-conferências, população atendida pelos CRAS teve a oportunidade de apresentar sugestões
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta sexta-feira e sábado (dias 12 e 13 de julho), a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), com o tema "Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS" - (Sistema Único de Assistência Social).
A abertura da Conferência Municipal será na sexta-feira (dia 12), às 18 horas. O público assistirá também a palestra com a sub-secretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo.
No sábado, a conferência prossegue a partir das 8h30, com credenciamento, leitura e aprovação do regimento interno, e apresentação dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Logo após, o público será dividido em três salas onde serão discutidos seis eixos de debate da conferência: Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS - Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão de trabalho; Gestão de serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS; Regionalização.
- Nós contratamos três professores de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) para abordar cada um desses temas com os participantes. O objetivo é esclarecê-los antes da fase de elaboração de propostas - salientou a coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria, Érika dos Santos Tolentino.
Na programação do sábado há ainda apresentação da Orquestra do Projovem e elaboração de propostas, que serão apresentadas e deliberadas pela plenária do evento. A Conferência será encerrada no final da tarde com a votação de cinco delegados - três representantes dos usuários, um dos trabalhadores e um de entidades atendidas pela Assistência Social - que irão para a estadual, acompanhados de outros cinco delegados governamentais.
Érica explicou que, por determinação do Conselho Nacional de Assistência Social, os municípios têm que trabalhar de forma a garantir que as propostas apresentadas nas conferências sejam implementadas, garantindo assim o controle e a participação por parte dos usuários e dos trabalhadores da área.
Por isso, a Secretaria de Assistência Social realizou cinco pré-conferências, voltadas para a preparação dos usuários dos CRAS (Centros de Referência e Assistência Social) de Resende.
Segundo a coordenadora de Proteção Básica, o objetivo das pré-conferências é orientar toda a população atendida pelos serviços oferecidos através do CRAS sobre a importância da participação na conferência, que é o espaço para que eles discutam e apresentem propostas e ações de política pública para a assistência social no município.
- A conferência é aberta à participação de todos os usuários, trabalhadores e entidades atendidas pela Assistência Social e todos podem disputar a vaga de delegados que representarão o município na conferência estadual, em outubro, e podem ainda propor ações, mas muito não sabem disso e nessas pré-conferências eles receberam as orientações necessárias para participarem ativamente - explicou Érika.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL