14/01/2010

Assistência Social reintegra moradores de ruas às suas famílias

Centro de Referência oferece serviços para população de rua

Assistência Social reintegra moradores de ruas às suas famílias

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social pela ressocialização dos moradores de rua promoveu de agosto do ano passado a janeiro deste ano a reintegração de oito pessoas deste segmento às suas respectivas famílias, nos municípios de origem. Segundo o coordenador do Centro de Referência de Atendimento da População em Situação de Rua e Imigrantes da Prefeitura, Edimar Martins, “a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza um atendimento muito mais amplo do que simplesmente oferecer uma passagem de ônibus com o objetivo de mandar os moradores de rua para outras cidades”. - Nosso objetivo é interromper este fluxo migratório dos cidadãos que ficam viajando de um município ao outro. Sempre quando encontramos alguma pessoa vivendo em situação de rua, fazemos um contato com a Secretaria de Assistência Social do município de origem, iniciando a partir disso todo um trabalho voltado ao retorno destas pessoas ao convívio dos seus familiares. Em apenas quatro meses, conseguimos fazer com que oito pessoas retornassem ao seio familiar – destacou Edimar. As ações realizadas pela Prefeitura com o objetivo de promover a auto-estima dos cidadãos encontrados em situação de rua apresentaram outro resultado positivo recentemente: através de uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos cinco moradores de rua cadastrados em Resende no Programa Bolsa Família receberá um atendimento do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). - O nosso objetivo principal com a realização das ações voltadas às pessoas que formam este segmento da sociedade é assegurar as condições necessárias para uma vida com dignidade. É importante ressaltar que grande parte das pessoas que vivem em situação de rua se dedica a alguma atividade, como reciclagem de lixo ou produção de artesanato (foto), entre outros trabalhos – destacou a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona.
Palavras chaves: CIDADANIA