Assistência Social e Direitos Humanos

18/11/2013

Assistência Social: Prefeitura lança Programa “Rede Amiga com Você”

Objetivo é divulgar serviços e projetos sociais oferecidos à população

Assistência Social: Prefeitura lança Programa “Rede Amiga com Você”

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, lança na próxima quinta-feira, dia 21, o Programa ‘Rede Amiga com Você', que levará à população as informações dos projetos e programas ofertados pelo serviço social do Município e também pelos Governos Estadual e Federal. O lançamento será realizado a partir das 9 horas, no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria.

- Além de divulgar de forma direta e mais próxima da população todos os projetos, o ‘Rede Amiga com Você' vai realizar a busca ativa de famílias que se enquadrem no perfil socioeconômico da Assistência Social para inscrição no CadÚnico - explica o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira.

O programa, que conta com dois profissionais, inclusive uma assistente social, vai funcionar de forma itinerante, nas proximidades de escolas e postos de saúde, e também em eventos públicos, com a distribuição de materiais a respeito de todos os serviços oferecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop), entre outros.

- A ideia é mostrar que além do Bolsa Família, existem outros programas socioassistenciais que beneficiam as famílias, como, por exemplo, a redução na conta de água e luz, e os projetos de formação profissional - diz Alfredo de Oliveira.

A Rede Amiga, criada pela atual administração, tem como objetivo auxiliar na implementação de ações conjuntas, ampliar a cobertura e a completude das ações socioassistenciais voltadas à população em geral e, especialmente, às famílias e pessoas em vulnerabilidade social, promovendo a articulação institucional, ampliando as competências, promovendo mudanças, aprimorando a qualidade do atendimento integral e identificando encaminhamentos adequados, como forma de desenvolver estratégias efetivas de prevenção.

- Através do Rede Amiga estamos unindo todos os setores da Prefeitura, num esforço coletivo de proteção social de quem mais precisa, ofertando serviços socioassistenciais e também tudo o que vem sendo realizado nas demais secretariais - ressalta o secretário Alfredo.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Confiar), o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram o Iº Seminário Rede Amiga, com o tema "Fortalecendo o Sistema de Garantias de Direitos sob a ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente no município de Resende".

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL