Assistência Social e Direitos Humanos

10/04/2012

Assistência Social: Prefeitura amplia atendimento itinerante em comunidades rurais

Desde o ano passado, mais de 500 pessoas foram beneficiadas pelo serviço

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos iniciou nesta semana mais uma etapa do projeto CRAS Itinerante (Centro de Referência de Assistência Social). A iniciativa tem como objetivo levar para as comunidades da zona rural os serviços, benefícios e ações que diariamente são oferecidos às famílias da área urbana nas unidades do CRAS, que se localizam nos bairros Lavapés, Toyota, Jardim Esperança e Itapuca.

Nesta semana, os atendimentos foram marcados para as comunidades de Mauá (segunda-feira, dia 09), Capelinha (terça-feira, dia 10), Bulhões (quarta-feira, dia 11), Acampamento Terra Livre (quinta-feira, dia 12), Bagagem (foto) e Jacuba (ambas na sexta-feira, dia 13).

Para a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura, Marly Ceccoline Cortona, "o CRAS Itinerante tornou-se uma importante ferramenta de acesso dos cidadãos aos serviços essenciais disponibilizados pelos órgãos públicos". Desde a sua implantação, no ano passado, já foram atendidas mais de 500 pessoas.

A programação prevê ainda no mês de abril a realização do projeto nas seguintes comunidades rurais: Rio Preto e Campo Alegre (dia 16), Engenheiro Passos (dia 17); Fumaça (dia 18); Vargem Grande (dia 19) e Sertãozinho (dia 20). Na penúltima semana deste mês, o atendimento voltará às comunidades da Capelinha (dia 24), Bulhões (dia 25), Acampamento da Terra Livre (dia 26), Bagagem e Jacuba (dia 27).

De acordo ainda com Marly Ceccoline, este ano o CRAS Itinerante será realizado de segunda a sexta-feira, visando atender a demanda cada vez maior de cidadãos que têm procurado o serviço desde julho do ano passado.

O atendimento é prestado em um ônibus adaptado para o funcionamento do projeto, cuja realização nas comunidades acontece após o trabalho prévio de divulgação aos moradores, feito junto às lideranças comunitárias, nas unidades do Programa Saúde da Família e nas escolas locais. Os serviços acontecem de 8h30m às 16h30m por uma equipe da qual fazem parte assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogas e assistentes administrativos.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastramento para o Programa Bolsa Família e a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão, uma das ações do Projeto Inclusão Produtiva; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); realização de exercícios de ginástica laboral e atividades da Brinquedoteca, iniciativa destinada exclusivamente às crianças, além de ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher).

Palavras chaves: PERTO DA POPULAÇÃO