17/11/2011
Assistência Social Itinerante chega a mais uma comunidade rural
Projeto aproxima ainda mais a Prefeitura do cidadão
Crédito: Divulgação - PMR
Desde que foi lançado em julho deste ano, o projeto Ação Itinerante realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, registrou cerca de 180 atendimentos na zona rural da cidade. A iniciativa tem como objetivo levar aos moradores das comunidades rurais os serviços oferecidos nas unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que se localizam nos bairros Jardim Esperança, Itapuca, Toyota e Lavapés, todos na área urbana.
A mais recente edição deste serviço itinerante aconteceu sexta-feira, dia 11, na Vila da Fumaça. Também já foram contemplados na Zona Rural os moradores de Bagagem, Engenheiro Passos, Sertãozinho, Bulhões e do Acampamento Terra Livre. Em média 30 famílias são atendidas em cada comunidade rural beneficiada pelo programa. O trabalho é desenvolvido por uma equipe de aproximadamente dez profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, agentes de programa, pedagogos e auxiliares.
Os serviços são prestados no "CRAS Itinerante", que foi doado à Secretaria de Assistência Social pela Transportes Urbanos São Miguel, e adaptado pelas empresas MAN Latim América e BMB Mode Center. O veículo é composto de salas para atendimento, de espera e um espaço destinado às crianças ( brinquedoteca).
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, são disponibilizados à população os serviços que incluem o cadastramento para o Programa Bolsa Família e a Tarifa Social de Água e Energia Elétrica; orientações sobre benefícios sociais; Oficina de Sabão (Projeto Inclusão Produtiva)) -foto; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos; Conselho Tutelar; cadastramento de currículos profissionais com o apoio do SINE (Sistema Nacional de Emprego); exercícios de ginástica laboral e atividades da Brinquedoteca, destinada exclusivamente às crianças, além de ações da Ouvidoria Geral do Município e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher).
- Nos próximos dias estaremos programando a última edição da Ação Itinerante em regiões afastadas do centro da cidade. A partir daí, iniciaremos o planejamento do calendário de 2012. Nosso objetivo é beneficiar comunidades que ainda não receberam a visita do projeto, ampliando o número de cidadãos contemplados com os serviços - afirma a secretária.
Paralelo ao trabalho na zona rural, a Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando o atendimento itinerante também na área urbana do Município. Neste caso, os atendimentos são feitos em espaços públicos e associações de moradores. Já foram beneficiados, entre outras comunidades, os bairros Fazenda da Barra II, Baixada da Olaria, Jardim Esperança e Vila Vicentina. Mais de 50 atendimentos foram registrados pelos profissionais em cada edição nestes bairros.
Para o prefeito José Rechuan (PP), a implantação do serviço itinerante na Zona Rural este ano está entre as ações realizadas pela administração municipal com o objetivo de garantir a presença da Prefeitura em todas as comunidades, incluindo as localidades mais distantes do Centro de Resende. Ele voltou a ressaltar a importância da Zona Rural para o desenvolvimento econômico e social de Resende.
- Além de realizar obras com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades rurais, temos tido a preocupação de ampliar cada vez a oferta de serviços públicos às famílias residentes nesta região do Município. Através do serviço itinerante da Secretaria Municipal de Assistência Social, os moradores estão tendo acesso às ações de grande importância para a garantia dos seus direitos enquanto cidadãos - disse o prefeito.
Palavras chaves: Cidadania