Desenvolvimento Rural

28/12/2011

Assistência Social: Ações da Prefeitura garantem o resgate da cidadania

Mulheres de baixa renda são atendidas com oficinas de capacitação

Assistência Social: Ações da Prefeitura garantem o resgate da cidadania

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Inauguração da nova sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Lavapés; implantação do atendimento itinerante da Assistência Social em comunidades da Zona Rural; aumento em 400 por cento do número de bolsas de alimentos distribuídas por meio do Programa Sacola Cheia e implantação de cursos de capacitação voltados à geração de renda para famílias carentes, além de cursos de qualificação profissional para jovens e adolescentes.

Estas são algumas das ações destacadas no balanço apresentado nesta quarta-feira, 28, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a respeito dos programas desenvolvidos ao longo de 2011.

A titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona, destaca que todo o trabalho realizado entre janeiro e dezembro teve como objetivo atender as famílias de baixa renda em suas necessidades mais urgentes, porém, ao mesmo tempo, proporcionar ações voltadas ao resgate da cidadania.

- A prioridade da Prefeitura é fazer com que o cidadão tenha condições de caminhar com as próprias pernas, motivo pelo qual investimos muito na dignidade da pessoa. Promovemos a assistência nos momentos de emergência e por outro lado trabalhamos muito com o objetivo de garantir os direitos essenciais das pessoas de baixa renda enquanto cidadãs e seres humanos – destacou a secretária.

As famílias que utilizam os serviços dos CRAS Lavapés ganharam em novembro, uma sede nova para os atendimentos. Com mais conforto, o espaço, que se localiza na Rua Celestina de Paula, segue com as atividades para a toda família, entre elas oficinas do Programa Inclusão Produtiva; Brinquedoteca; Programa Sacola Cheia; e os programas socioassistenciais do Governo Federal, como Bolsa Família e CadÚnico (Cadastro Único).

Além do Lavapés, o CRAS mantém unidades nos bairros Toyota (Avenida Projetada), Itapuca (Rua Rua Willy Faustich 64) e Jardim Esperança (Rua Frei Tito).

Muito além do que apoiar as pessoas quando elas mais precisam, nos Centros de Referência da Assistência Social, a Prefeitura realiza, há três anos, o Projeto de Inclusão Produtiva, com o objetivo de capacitar as mulheres de baixa renda residentes nas comunidades atendidas pelo CRAS.

As atividades desenvolvidas por meio do projeto são as seguintes: Oficinas de Tecelagem, Artesanato, Customização, Fibra de Bananeira, Tricô/Crochê, Pintura em Tecido e Sabão Ecológico.

Cada oficina tem duração de dois meses e as aulas são ministradas por uma equipe de instrutoras da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura. No período de aprendizagem, todo o material (foto) é doado pela Prefeitura. Os produtos são comercializados em eventos, feiras e exposições. De janeiro de 2009 até agora, mais de 500 pessoas já foram beneficiadas com este trabalho e cerca de 80 por cento delas já fornecem seus produtos para lojas da região.

Palavras chaves: BALANÇO