15/06/2009

Donativos são arrecadados pelo Programa Terceira Idade Ativa

Asilo recebe doação de fraldas e caixas de leite

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), doou, no começo deste mês, cerca de 250 caixas de leite e 150 fraldas geriátricas ao Asilo Nicolino Gulhot, instituição que atende 28 idosos, sendo 17 mulheres e 11 homens. Os donativos foram arrecadados durante o Baile da Confraternização, promovido pelo Programa 3ª Idade Ativa, um dos projetos sociais implantados este ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM).

O baile, cujo ingresso era um pacote de fralda geriátrica ou uma caixa de leite, aconteceu na noite do dia 28 de maio, no Restaurante Celeiro (Manejo), e contou com a presença de Rechuan, que estava acompanhado pela esposa, a primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan. Ana Paula também esteve presente na entrega dos donativos ao asilo. Participaram ainda do ato de entrega das doações aos idosos desta instituição a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, Marly Ceccoline Cortona; a presidente do EDUCAR, Bianca Pena; e a administradora hospitalar do asilo, Neisa Fernandes, além de representantes dos 16 pólos do Programa 3ª Idade Ativa.

Durante a cerimônia no asilo, a presidente do EDUCAR destacou a entrega dos donativos “como um gesto grandioso de fraternidade, amor e carinho para com os idosos do Asilo Nicolino Gulhot”. Já a secretária Marly Cortona reafirmou a determinação da administração do prefeito José Rechuan em ampliar as parcerias com o asilo.

A primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan, por sua vez, disse que tem acompanhado como voluntária o esforço conjunto da Prefeitura e do asilo em promover o bem-estar dos idosos atendidos. Falando em nome da instituição, a diretora hospitalar do asilo reconheceu a importância do apoio que a administração do prefeito José Rechuan tem dispensado à instituição:

– Estamos muito felizes com a atenção do governo Rechuan para com o Asilo. Nossa relação atual com a Prefeitura não é mais meramente institucional, não se resume apenas em portarias ou legislações. Temos sentido uma vontade muito grande da Prefeitura em realmente trabalhar pelo asilo, e com isso, as coisas tendem a acontecer – declarou Neisa Fernandes.

O Programa 3ª Idade Ativa atende mais de 1.200  pessoas acima dos 50 anos em núcleos espalhados por diversos bairros da cidade. Estas pessoas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por cerca de 20 profissionais, como professores, supervisores de Educação Física, assistente social, nutricionista, psicólogo e um médico clínico geral.

Um dos idosos atendidos pelo programa é o aposentado Sebastião Gonçalo, de 58 anos, que também participou da entrega dos donativos ao asilo:

- Através do Terceira Idade Ativa, esta atitude da Prefeitura foi louvável na medida em que permitiu aos membros do programa se tornarem multiplicadores de ações em favor do asilo – comentou Sebastião.

Palavras chaves: SOLIDARIEDADE