Indústria e Comércio

28/09/2012

Artista plástica japonesa escolhe queda'água em Visconde de Mauá para instalação de novo trabalho

Na América do Sul, Mariko Mori presenteia distrito de Resende com escultura de acrílico integrada com o meio ambiente

Crédito: Antônio Leão - PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, recepcionou esta semana a artista plástica japonesa Mariko Mori, uma das mais importantes artistas contemporâneas do Japão. Sua visita teve o objetivo de concluir os estudos para confecção do seu mais novo trabalho, uma escultura de acrílico integrada com o meio ambiente, que será instalada na cachoeira Arco Íris, em Visconde de Mauá.

A peça faz parte de um projeto de Mariko Mori que prevê a instalação de um trabalho desse tipo em cada continente. A primeira foi instalada no litoral do Japão. Na América do Sul, a cidade escolhida foi Resende.

- Com esse trabalho estamos recebendo reconhecimento internacional nos setores do turismo e das artes plásticas. É uma projeção que valoriza as belezas naturais do distrito de Resende, levando o seu nome para vários países do mundo - ressalta o presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Luis Arnaldo Gastão.

Antes da escolha do local, várias cachoeiras da região foram visitadas pelos representantes da artista, enviados a Resende para realizar um levantamento. Eles contaram com apoio de profissionais da Casa de Cultura, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) e da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio. A queda d'água escolhida fica na propriedade da Pousada da Fazenda do Mel, em Visconde de Mauá.

- O desafio foi atender a sua principal exigência, ou seja, uma cachoeira que levasse em consideração a paisagem e a trajetória do sol, pois a posição de incidência dos raios solares criará efeitos e cores na peça - explica o presidente da Casa da Cultura.

A autorização para utilização do espaço foi assinado entre Mariko Mori e os proprietários da terra. O prazo para conclusão do projeto é de três anos, período em que a artista agendará a instalação e inauguração da escultura.

Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS