23/02/2011

No ano passado, Prefeitura recebeu quase R$ 4 milhões em débitos atrasados

Arrecadação da dívida ativa cresceu mais de 100 por cento em apenas dois anos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um balanço divulgado esta semana pela Secretaria Municipal de Fazenda aponta um crescimento significativo da arrecadação gerada pela cobrança da dívida ativa (soma dos impostos, taxas e contribuições municipais em atraso).

Segundo o levantamento, em 2010, o município arrecadou por meio deste recolhimento mais de R$ 3,75 milhões. O montante representa um acréscimo de 29,19 por cento com relação ao valor arrecadado no ano anterior (2009), cuja arrecadação gerada pela dívida ativa chegou a R$ 2,9 milhões.

Numa comparação com o exercício financeiro de 2008, quando foi registrada uma arrecadação de R$ 1,85 milhão, o pagamento dos impostos municipais por parte dos contribuintes que se encontravam em débito representou um acréscimo ainda maior: cerca de 103 por cento nos dois primeiros anos da administração do prefeito José Rechuan (DEM).

O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, atribui os resultados positivos à conscientização dos contribuintes, “que têm demostrado interesse em exercer a cidadania, estando em dia com as obrigações junto ao Município”.

Ele lembra que a Prefeitura vem realizando ações educativas visando conscientizar a população sobre a importância do pagamento dos impostos municipais para a realização de obras e serviços a favor do desenvolvimento da cidade.

Outro fator destacado por Viegas foi a reestruturação do Departamento da Dívida Ativa (foto), que entre outras melhorias, teve o número de servidores ampliado, possibilitando com isso uma agilidade maior nos procedimentos voltados ao recebimento dos impostos atrasados.

Palavras chaves: MAIS RECURSOS PARA OBRAS