Assistência Social e Direitos Humanos
26/08/2014
Apresentação de humorista marca abertura da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência
Prefeitura inaugura Centro Municipal de Atendimento ao Autista
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende inaugura nesta sexta-feira, dia 29, às 14 horas, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista, que vai oferecer serviços com uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação especial, entre outros. A cerimônia será realizada no novo espaço, localizado na Rua Coronel Rocha Santos, nº 121, no bairro Jardim Brasília.
O Centro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, através de demandas apresentadas pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Resende (AMAR). A intenção do serviço é abranger pessoas de todas as faixas etárias. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
- O atendimento será para atender às necessidades do autista, como por exemplo, a socialização, atividades de coordenação motora, sempre partindo das necessidades de cada pessoa - frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, a equipe iniciará o trabalho no local, preenchendo fichas cadastrais e agendando avaliações com o objetivo de analisar e direcionar os atendimentos.
A inauguração do Centro faz parte da programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que teve início nesta segunda, feira, dia 25, com o show do humorista Geraldo Magela (foto). Nesta terça-feira, dia 26, das 8 às 12 horas, acontece um encontro com pais de alunos especiais, na sede da Casa da Amizade, onde serão promovidas palestras com psicólogas do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE).
O evento prossegue na quarta-feira, dia 27, das 8 às 12 horas, na área de lazer Área de Lazer Julieta Botelho, no bairro Vila Julieta, com apresentações de música e dança do Programa Gente Eficiente e alunos da rede municipal.
Na quinta-feira, dia 28, também das 8 às 12 horas, a programação será o 3º Seminário de Acessibilidade, na Casa da Amizade. O tema "Desenho Universal é Cidadania" será debatido pela arquiteta Isabela Muller, pós-graduada em sociologia urbana.
Além da inauguração do Centro do Autista, na sexta-feira, dia 29, das 8 às 12 horas, na Casa da Amizade, acontece um Encontro com os Profissionais da Educação Especial, onde será feita uma reflexão da educação especial no âmbito municipal.
Resende já realiza o atendimento gratuito e especializado aos autistas. Na saúde, eles são atendidos pela rede de atenção psicossocial (CapsI e Caps Casa Aberta). Já a educação disponibiliza salas de recursos, que têm a finalidade de prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades educacionais.
Palavras chaves: INCLUSÃO