Resende

17° Min33º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

26/08/2014

Apresentação de humorista marca abertura da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência

Prefeitura inaugura Centro Municipal de Atendimento ao Autista

Apresentação de humorista marca abertura da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

         A Prefeitura de Resende inaugura nesta sexta-feira, dia 29, às 14 horas, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista, que vai oferecer serviços com uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação especial, entre outros. A cerimônia será realizada no novo espaço, localizado na Rua Coronel Rocha Santos, nº 121, no bairro Jardim Brasília.

        O Centro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, através de demandas apresentadas pela Associação de Pais e Amigos do Autista de Resende (AMAR). A intenção do serviço é abranger pessoas de todas as faixas etárias. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

        - O atendimento será para atender às necessidades do autista, como por exemplo, a socialização, atividades de coordenação motora, sempre partindo das necessidades de cada pessoa - frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

        A partir da próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, a equipe iniciará  o trabalho no local, preenchendo fichas cadastrais e agendando avaliações  com o objetivo de analisar e direcionar os atendimentos.

        A  inauguração do Centro faz parte da programação da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, que teve início nesta segunda, feira, dia 25, com o show do humorista Geraldo Magela (foto).  Nesta terça-feira, dia 26, das 8 às 12 horas, acontece um encontro com pais de alunos especiais, na sede da Casa da Amizade, onde serão promovidas palestras com psicólogas do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE).

        O evento  prossegue na quarta-feira, dia 27, das 8 às 12 horas, na área de lazer Área de Lazer Julieta Botelho, no bairro Vila Julieta, com apresentações de música e dança do Programa Gente Eficiente e alunos da rede municipal.

        Na quinta-feira, dia 28, também das 8 às 12 horas, a programação será o 3º Seminário de Acessibilidade, na Casa da Amizade. O tema "Desenho Universal é Cidadania" será debatido pela arquiteta Isabela Muller, pós-graduada em sociologia urbana.

        Além da inauguração do Centro do Autista, na sexta-feira, dia 29, das 8 às 12 horas, na Casa da Amizade, acontece um Encontro com os Profissionais da Educação Especial, onde será feita uma reflexão da educação especial no âmbito municipal.

         Resende já realiza o atendimento gratuito e especializado aos autistas. Na saúde, eles são atendidos pela rede de atenção psicossocial (CapsI e Caps Casa Aberta). Já a educação disponibiliza salas de recursos, que têm a finalidade de prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades educacionais.

 

Palavras chaves: INCLUSÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados