Resende

16° Min30º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

10/06/2020

APÓS AJUSTES, PRÉDIO DA ANTIGA MATER JÁ PODE SER USADO CASO SEJA NECESSÁRIO

Unidade no Jardim Jalisco tem prontos para uso 10 leitos UTI e outros 18 de enfermaria; já há plano de expansão

APÓS AJUSTES, PRÉDIO DA ANTIGA MATER JÁ PODE SER USADO CASO SEJA NECESSÁRIO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou os ajustes necessários para que o prédio da antiga Mater se transforme em mais um centro de atendimento exclusivo para pacientes com coronavírus. A unidade está apta a ser utilizada, caso seja necessário, com 10 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria. Todos os detalhes foram aprontados para que os infectados sejam acolhidos rapidamente. Isso acontecerá se o restante da rede ficar sobrecarregada, o que por hora está descartado.

Além dos trabalhos que incluem a instalação de uma rede de gases terapêuticos, a Prefeitura de Resende tem ainda um planejamento para ampliar o número de leitos na mesma unidade. O local possui um centro cirúrgico com três salas, que podem ser adaptadas para um novo CTI com mais 10 leitos. A Prefeitura deixou tudo pronto na Mater e avalia semanalmente a ocupação da rede de uma maneira geral. Desta forma, a decisão de ativar ou não os leitos será tomada no momento técnico adequado, sem desperdício de recursos. 

- O equipamento ficou tão bom que já pensamos como incorporar esse prédio da antiga Mater à nossa rede municipal de saúde no período pós-pandemia - disse o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira.

O aproveitamento do espaço como um centro de atendimento exclusivo para pacientes com coronavírus foi pensado ainda em março, com os trabalhos de ajustes e adequação iniciados em abril.

Outras intervenções

O planejamento para usar o prédio faz parte do plano de contingência criado logo no início da pandemia do coronavírus. Antes disso, por exemplo, a Prefeitura de Resende já havia ampliado em 70% o número de leitos de CTI no Hospital Municipal de Emergência, assim como montou mais outros leitos do mesmo tipo na Santa Casa. O Pronto-Socorro do HME também teve as obras aceleradas e um centro de triagem foi montado na frente da unidade. Outras unidades da rede municipal de saúde também foram adequadas para serem utilizadas caso seja necessário.

Palavras chaves: Ponto De Atendimento; Covid-19; Resende; Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados