Desenvolvimento Rural

28/03/2014

Apoio da Secretaria de Agricultura fortalece horta comunitária na Vila Isabel

Graças ao acompanhamento, famílias conseguem produzir o ano todo e aumentar renda

Apoio da Secretaria de Agricultura fortalece horta comunitária na Vila Isabel

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária tem sido fundamental no trabalho de onze famílias que cultivam hortaliças numa horta comunitária situada no Bairro Vila Isabel. Graças a este acompanhamento e uma série de cursos voltados à qualificação, estes trabalhadores tem tido a oportunidade de aumentar a sua renda mensal com a venda da produção.

Num terreno de meio hectare (5 mil metros quadrados) são plantados olerícolas (legumes e verduras), tubérculos (raízes) e frutas. Técnicos da secretaria prestaram assistência aos produtores na análise do solo para verificar qual o tipo de adubagem ideal e para qual tipo de cultivo. Também foram fornecidos tratores e outros maquinários agrícolas para a preparação do terreno, além de sementes.

Segundo o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Rodrigo Correia, desde que a secretaria passou a prestar assessoria às famílias, a produção que antes era sazonal passou a ser feita o ano todo, tornando fonte de renda fixa para estas famílias.

- Hoje vários comerciantes de hortifruti da cidade adquirem produtos cultivados pela horta comunitária. Estas famílias também tem tido a oportunidade de vender sua produção em locais de grande circulação de pessoas como a Feira Sertaneja e o pátio da Prefeitura - afirmou Correia.

Desde 2009, a Prefeitura vem investindo na capacitação do produtor rural através de parcerias com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural); SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O calendário de cursos é baseado nas necessidades dos produtores rurais do município. O objetivo é dar oportunidades para que aprimorem seus conhecimentos, melhorando sua produção.

Palavras chaves: AGRICULTURA