Assistência Social e Direitos Humanos

27/10/2021

APENADOS VOLUNTÁRIOS DO PROJETO REPLANTAR REALIZAM PRIMEIRA COLHEITA DE HORTALIÇAS NO PRESÍDIO DE BULHÕES

Dez presos participaram do plantio, que colheu 12 caixas com couve, cebolinha, jiló e taioba

Crédito: Divulgação

Foi realizada nesta terça-feira, dia 26, a primeira colheita do projeto “Replantar”, um convênio entre a Prefeitura de Resende e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), através da Penitenciária Luis Fernandes Bandeira Duarte, localizada no distrito de Bulhões. O projeto é pioneiro no estado do Rio de Janeiro e tem o objetivo de promover o cultivo de hortaliças e alimentos pelas mãos de apenados do próprio presídio.

Foram recolhidas 12 caixas com couve, cebolinha, jiló e taioba destinadas a 20 famílias em situação de vulnerabilidade econômica cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

- Ficamos muito felizes com mais essa parceria com a SEAP, em que os apenados contribuem ajudando quem mais precisa e têm a oportunidade de poder ressignificar suas vidas, além de aprenderem a cultivar hortaliças e legumes. O objetivo é sempre buscar uma sociedade melhor para todos – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Através do projeto “Replantar”, os apenados têm um espaço específico de cultivo de 250m² dentro da penitenciária para plantio voluntário de hortaliças e leguminosas, podendo chegar até 500 m². A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural doa as sementes a serem plantadas e a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos atua na intermediação entre a penitenciária e a população, cadastrando as famílias que serão contempladas com os alimentos colhidos.

Essa não é a primeira parceria entre a Prefeitura de Resende e a Seap. Resende também se destacou no trabalho com apenados do regime semiaberto nos últimos anos e, como fruto da ação, vários espaços públicos na cidade foram reformados, como praças, escolas, o Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Palavras chaves: Projeto Replantar, Hortaliças, Voluntários